Natal/RN
Foto do site Web: Natal - 400 Anos de História/jornal
Diário de Natal
A
foto mostra a chegada de um bonde ao monte Petrópolis, em Natal,
capital do Rio
Grande do Norte, seguindo a linha inaugurada em agosto de
1912. Abaixo, imagem do bonde elétrico trafegando pela cidade. O sistema
de bondes da
capital do Rio Grande do Norte foi extinto em maio de 1955.
Foto cedida pelo pesquisador norte-americano
Allen Morrison, de New York/EUA
Relata o jornal Diário de Natal, na Internet: Durante 50 anos, o principal transporte de Natal
Após
os bondes puxados a burro que circularam em Natal a partir de 1908 no
trecho que
ia da rua dr. Barata até a Praça Padre João Maria, na Cidade
Alta, o próximo transporte coletivo de Natal foi o bonde elétrico.
Enquanto o bonde
puxado a burro durou pouco mais de dois anos, o bonde
elétrico circulo nas ruas de Natal, um total de 50 anos.
Em
1910 foram iniciados os estudos para instalação dos bondes elétricos. A
empresa de
melhoramentos de Natal, Vale Miranda&Domingos Barros
contratou com a municipalidade o empreendimento, mediante empréstimo
externo da França. Um ano
depois, no dia 2 de outubro de 1911, são inaugurados com as
mesmas solenidades, os serviços de bondes elétricos na cidade de Natal.
O
progresso foi notável e as linhas começaram a se estender: em novembro
de 1911,
inaugura-se a linha para o Alecrim 1; em agosto de 1912 os
bondes chegam a Petrópolis 2. Em agosto de 1913 inaugura-se nova linha
que, partindo da
avenida Rio Branco chegava ao Tirol onde está o Aero Clube e
em 1º de fevereiro de 1915 à Praia de Areia Preta.
Decadência
- Infelizmente, aí parou o progresso da Companhia com a desfeita da
sociedade Vale Miranda & Barros. O serviço de viação
urbana passou para a Empresa de Tração Força e Luz que,
desinteressando-se pelo empreendimento,
relegou o serviço de bondes a segundo plano, tornando-se
deplorável.
Aos
poucos, os bondes foram diminuindo, piorando, caindo a sua utilidade em
meio a
tantas reclamações. A Companhia não atendia às reclamações
populares, chegando ao ponto de, em 1920, o governador mandar executar
judicialmente a
companhia concessionária, tendo o gerente alegado falta de
recursos, abandonando
a empresa que ficou paralisada por cerca de dois anos.
Houve
intervenção, quando recomeçaram os trabalhos, precariamente, em 14 de
setembro
de 1923. Em agosto de 1927, a Prefeitura Municipal recebe e
põe em tráfego novos bondes elétricos importados. Em outubro de 1930, o
governo entregou
esses serviços às empresas elétricas brasileiras, que os
manteve até sua extinção em 1960.
A viagem pelos trilhos do Brasil continua... |
Carlos Pimentel Mendes
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