quinta-feira, 25 de julho de 2013

HISTÓRIA

HINO DO SESQUICENTENÁRIO DO ASSU

A Prefeitura lançou no mês de abril do ano de 1995 o Concurso: “Cante Assu no Seu Sesquicentenário”, cujo objetivo era alentar a sociedade assuense que por tantos anos conseguiu manter a cultura através da poesia, da música, das artes... Uma sociedade que sempre valorizou seu povo, que se orgulha de sua história e busca sua preservação através de iniciativa que promovam oportunidades de surgimento de talentos que se encontram no anonimato e a valorização dos talentos já existentes.

Pensando assim, o então prefeito Lourinaldo Francimari da Fonseca Soares lançou, através de seus órgãos ligados à cultura, o aludido concurso para a escolha do hino em homenagem aos 150 Anos de Emancipação Política do Município do Assu. Os Critérios do Concurso foram amplamente divulgados. Cada compositor poderia inscrever, no máximo, 02 canções. O valor de dois mil reais foi o prêmio ofertado para a composição vencedora.

Foi montada uma central de informações no Centro Administrativo Municipal atendendo as pessoas interessadas, tanto pessoalmente, quanto através de uma central telefônica. 

A composição vencedora, que só veio a ser conhecida publicamente na semana do Sesquicentenário, foi a seguinte:

Obrigado Assu pelas paisagens,
Pelos feitos heroicos de outrora,
Pelo verde que brota nas margens,
Do teu rio ao nascer da aurora.

Ao terceiro milênio confiante,
Levarás em teus ombros a glória,
De ser pátria das letras vibrante,
Com o teu nome gravado na história.

O petróleo da terra jorrando,
O algodão lembra paz e oração,
Carnaúba poesia inspirando,
Terra de frutos para exportação.

As estrelas mais resplandecentes,
No teu céu brilham com mais fulgor,
São as rimas tão doces e ardentes,
Dos poetas falando do amor.

Nesta data brilhante e festiva,
Bem marcada no teu calendário,
Com teus filhos de voz sempre altiva
Parabéns pelo SESQUICENTENÁRIO.

ASSU minha terra meu berço,
Minha ode minha oração,
ASSU de todo um povo,
Um pedaço do meu coração. (bis)

Aldenita de Sá Leitão Fonseca de Souza e seu esposo Abílio Fonseca de Souza.
O Hino Oficial do Sesquicentenário do Assu (vencedor do concurso) tem a letra da poetisa Maria Aldenita de Sá Leitão Fonseca Souza, com composição musical de Francisco Elion Caldas Nobre (Chico Elion - falecido em 2013). Aldenita, natural de Santana do Matos tendo residido no Assu na sua infância e adolescência. Filha de assuenses.

A poetisa e escritora Aldenita de Sá Leitão é assuense de coração, por herança paterna e pelo tempo vivido na "Terra dos Verdes Carnaubais" - berço de sua inspiração primeira. São seus pais Aldemar de Sá Leitão e Valdenita de Sá Leitão (Ninita). 

Aldenita recebeu o título honorífico de Cidadã Assuense, conferido pela Câmara Municipal, no ano de 1997. Ela é membro da Academia Feminina de Letras do Rio Grande do Norte e Sócia Benemérita da Associação de Jornalistas e Escritores do Brasil.
Fonte: Assu - Dos Janduís ao sesquicentenário - Ivan Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário