segunda-feira, 22 de julho de 2013

MUNICIPIOS DO RN

    Dando continuidade a série "Municípios do Rio Grande do Norte" trazemos o município de Água Nova.
Ficheiro:Água Nova (RN) e municípios limítrofes.svg
Mapa de localização
Água Nova - Rio Grande do Norte. Pertencente à Microrregião da Serra de São Miguel e Mesorregião do Oeste Potiguar, localiza-se a oeste da capital do Estado, distando desta cerca de 416 km. Ocupa uma área de 50,683 km², sendo que apenas 0,3682 km² estão em perímetro urbano. sua população foi estimada em 3 003 habitantes (IBGE/2011), sendo então o 150 mais populoso do Estado e o último de sua microrregião.


Com uma temperatura média de 28,1 °C, as vegetações encontradas no município são a caatinga hiperxerófila e a floresta caducifólia. 
Vista aérea da pacata Água Nova
Água Nova foi emancipado de Riacho de Santa na d[ecada de sessenta. A história do atual município de Água Nova começou aquando da existência de um bebedouro, que possuía grande quantidade de água e de boa qualidade, localizava-se às margens do Riacho do Meio e atraiu os moradores que moravam nas redondezas. A partir daí, surgiu uma comunidade que começou a crescer lentamente, e que era formada por várias fazendas e pequenas propriedades. Essa era a comunidade de Água Nova, no princípio conhecida como Nossa Senhora de Fátima de Água Nova.

Pracinha de Água Nova
No seculo XX, mais especificamente em 1963, foi criado o distrito de Água Nova, pertencente ao município de Riacho de Santana (este último foi um distrito elevado à categoria de município em 1962, desmembrado de Pau dos Ferros. Em 27 de dezembro de 1963, o distrito de Água Nova foi elevado à categoria de município, apenas um ano e sete meses após a emancipação política de Riacho de Santana (10 de maio de 1962), e instalado oficialmente quase um ano depois (4 de dezembro de 1964).
Saindo de Água Nova para Rafael Fernandes
Água Nova possui alguns pontos turísticos espalhados em seu território, como a Serra do Bom Será, o Poço Verde (Olho d’Água Sítio Nafuê) e a Mãe d’Água (Sítio Serra do Carneiro).

Igreja de Nossa Senhora de Fátima
Zona rural de Água Nova – A velha árvore, o jovem juazeiro e o ninho do gavião (carcará)
Entre os principais eventos, destacam-se principalmente a Festa de Nossa Senhora de F[atima, padroeira municipal, realizada anualmente no dia 13 de maio; o Carnaval "Água Fest", tradicional carnaval realizado em Água Nova em um período fora de época, que ocorre anualmente no mês de maio, e a festa de emancipação política do município, que ocorre sempre no dia 27 de dezembro, data em que o município se emancipou de Riacho de Santana.
Bandeira do Município de Água Nova
Fonte - Wikipedia
Fotos - Papitoba

Nenhum comentário:

Postar um comentário