segunda-feira, 22 de julho de 2013

LITERATURA


Tatiana Morais
Matéria publicada no caderno cultural Universo, do exemplar deste último domingo (21) do jornal O Mossoroense. O blog reproduz todo o seu conteúdo.

Nascida na "Terra dos Poetas", a assuense Tatiana Morais lança o seu segundo livro, intitulado "Luto Doce". A obra, que tem prefácio assinado pelo ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Alberto Bresciani, e selo da Editora Sarau das Letras, é composta por 21 poesias, divididas em três diferentes marcos.

"Eu diria que essa obra é um reflexo da fragmentação da nossa identidade, a construção de uma razão para as nossas lutas, lutos, perdas inevitáveis. O livro reflete a luta de não tentar ser vencido por esse tempo sem sentido, em que há o esvaziamento de temas existenciais", destaca a escritora.

No primeiro marco do livro, o mais extenso, são encontradas 18 poesias, entre elas a que intitula a obra. "Eu tentei ser objetiva, sintética, inserir nessa parte poesias mais curtas, mas não sei escrever de maneira curta. No segundo marco há apenas um texto, mais longo, e no terceiro duas poesias", detalha Tatiana Morais.

A jovem escritora, que estreou na literatura em 2009, com o livro, "Os Círculos do Inverno", pelo Sebo Vermelho, optou dessa vez por não fazer um lançamento oficial do seu novo trabalho. "Decidi que seria algo mais reservado, e distribuí cartas de apresentação para algumas pessoas interessadas nesse universo da poesia, e em Mossoró, por exemplo, obtive um retorno muito bom, estou muito feliz", diz.

Tatiana Morais conta que desde cedo manteve contato com o universo da leitura. "Meu pai era leitor, e sempre gostou de poetas locais. Ele era um apaixonado pelas artes em geral, tinha um olhar sensível. Minha mãe foi quem me alfabetizou, então meu contato com a leitura foi em casa", explica.

A autora relata que decidiu publicizar seus textos a partir de sugestão do professor universitário Homero de Oliveira. "Nunca tive interesse em publicar, deixava os textos guardados, foi um acaso o lançamento do primeiro livro, a partir do pedido do meu amigo Homero. Fiz uma seleção bem cuidadosa, e agora nessa segunda obra o cuidado foi ainda maior. Tenho muito material ainda", diz, acrescentando que seu próximo trabalho será um romance.

Para o escritor e editor da Sarau das Letras, David Leite, a poesia de Tatiana Morais pode ser definida como forte e pulsante. "É uma honra pra gente ter um nome como Tatiana Morais publicado pela Sarau, e esse é o objetivo da editora, incentivar o surgimento de novos autores. A poesia da assuense é enigmática, forte e pulsante", conclui.
Postado Por Pauta Aberta

Nenhum comentário:

Postar um comentário