quinta-feira, 27 de março de 2014

BRINQUEDOS POPULARES:

ATIRAR CACOS OU PEDRAS NA ÁGUA
As crianças recolhem diversos cacos de telhas ou pedras achatadas e a arremessam sobre a superfície da água que pode ser um rio, uma lagoa, um açude ou até mesmo o mar. A criança, ao jogar sua pedra, baixa o corpo, com uma perna à frente e a outra atrás para ter apoio, possibilitando que a pedra deslize rente à superfície da água. Uma de cada vez arremessa seu caco ou sua pedra que desliza ricocheteando (pulando) até perder sua força e parar. Vence a criança cuja pedra atirada ricochetear na água o maior número de vezes.

Quando criança, brincávamos muito na praia de atirar cacos em cima d’água. A garotada apostava para ver quem batia mais na água com uma só jogada. Por isso escolhíamos de preferência pedrinhas chatas ou cacos, que deslizavam mais facilmente. O que não sabíamos, naquela época, é que a brincadeira era conhecida em todo mundo e fora praticada, muitos anos antes de Cristo, por crianças romanas e gregas. [...] No Ceará o menino acredita “que o jogador terá tantos filhos quantas vezes o projétil que atirou a flor de’água.” (MELO, 1985. p. 139).

O jogo das pedrinhas é relatado por Cavalcante (2009) que vivenciou sua infância na década de 20, na localidade de Santo Antônio, município de Severiano Melo. O mesmo nos informa que as crianças procuravam umas pedrinhas achatadas e quadradas na beira do açude, chamadas “figo de galinha”. Essas pedras eram boas pelo seu formato e peso, o que possibilitava ricochetear na água várias vezes antes de parar. Antes de jogar a pedra na água, perguntava-se: “quando se casar, quem é que vai ter mais filhos?”. Ao término da brincadeira, contava-se a quantidade de vezes que a pedra ricocheteou de forma acumulativa, isto é, considerando-se a soma total dos toques à água de todas as jogadas.
Em Pernambuco, essa brincadeira é relatada por Mello (1985) como tainha.
Fonte: Brinquedos e brincadeiras populares – Editora IFRN.
Foto ilustrativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário