segunda-feira, 24 de março de 2014

BRINQUEDOS POPULARES.

ARGOLINHA
A ARGOLINHA é um jogo interessante que pode ser realizado juntamente com folguedos populares e festas religiosas com o objetivo de agradecer ou comemorar alguma data importante, ou somente como diversão garantida para meninos, principalmente, os moradores das zonas rurais.

O jogo é realizado em espaço amplo, geralmente em um descampado, praça, parque, ou pátio bem cuidado, para que possa ser demarcada a pista ou trilha da corrida. Colocam-se dois postes de madeira, nos quais é amarrada uma corda, de um lado a outro. Na corda, diversas argolinhas, com aproximadamente 10 centímetros de diâmetro, são suspensas. Enfeitadas com fitas, as argolas são penduradas pela garra.

A corrida de argolinha é constituída por doze cavaleiros, divididos em dois cordões: o cordão encarnado e o cordão azul. Os dois pares dianteiros têm o nome de primeiro e segundo matinadores, que são os chefes, respectivamente, dos cordões encarnado e azul.

Os cavaleiros colocam-se em fila, de lança em punho, e, dado o sinal de partida, devem largar em carreira, tendo que, na passagem, retirar uma argolinha com a ponta da lança. Terminadas as seis carreiras, o partido que tiver o maior número de argolinhas vencerá.

Antes do acontecimento são preparadas antecipadamente as roupas dos cavaleiros, que devem ser vistosas. Seus animais também são enfeitados com as cores do cordão e, além disso, devem ser muito bem tratados, pois são muito importantes para o bom desempenho do participante. O cavaleiro passa muito tempo montado em seus animais para que ambos estejam bem preparados e aquecidos na hora de mostrar suas habilidades.

Diversão e animação não faltam, pois a corrida de argolinha atrai sempre uma grande torcida. E todos com as bandeirinhas nas mãos, acenam com euforia, a cada cavaleiro que passa. Muitas vezes, depois da brincadeira, acontece um “forrozinho”, ao som da sanfona, zabumba e pandeiro, para comemorar o cordão vencedor (Neneca Barbosa, 2007).

Fonte: Brinquedos e brincadeiras populares: Editora IFRN.
Foto ilustrativa: Marluce Aires. 

DO BLOG: A ARGOLINHA foi uma brincadeira atrativa das festas do Assu. O seu completo desaparecimento ocorreu na década de sessenta. Um dos últimos campos da realização do evento foi no local conhecido por Lagoinha – centro da cidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário