segunda-feira, 15 de setembro de 2014

PERSONALIDADES DE SETEMBRO:

Lembramos alguns assuenses que nasceram no mês de setembro e que fizeram histórias de lutas e vitórias. Exemplos às novas gerações:
No dia 05 de setembro de 1886 nasceu em Assú João Celso Filho. Foi advogado, jornalista, professor, poeta, comerciante, João Celso sempre se destacou no que fazia. Escreveu peças para o teatro e foi diretor do jornal: “A Cidade”. Exerceu a função de Fiscal da Alfândega, em Óbidos e Santarém, no Pará. Foi Criador e agricultor. Era apaixonado pela natureza. Morreu no dia 14 de novembro de 1943. Em Assu a Avenida que adentra a cidade, quem vem de Natal, cruzando os bairros Farol e São João, tem como patrono João Celso Filho que nasceu há 128 anos.

No dia 12 de setembro de 1890 nasceu em Assú Otávio Amorim. Poeta, jornalista, tipógrafo, fundador de muitos jornais, sendo o primeiro, “O Pintas - Silgo”, que editou com 10 anos de idade. Tinha admirável habilidade para fazer xilogravuras em cascas de cajazeiras. Faleceu no dia 20 de julho de 1943. A Rua onde esta localizada a Rádio Princesa do Vale, no Bairro Centro, tem como patrono Otávio Amorim que nasceu há 124 anos.
No dia 15 de setembro de 1890 nasceu em Assú Luis Antonio Ferreira Souto dos Santos Lima. Farmacêutico e médico, professor, político, orador. Seu consultório estava sempre aberto, sem cobranças, e ainda dava a amostra grátis do remédio. Homem culto. Famoso pela dicção e timbre de voz quando falava em solenidades políticas. Fundador da Liga Contra o Câncer em Natal. Venerável da maçonaria. Faleceu em Natal no dia 10 de abril de 1961. A Rua da Capela São Tarcísio leva o nome de Doutor Luis Antonio que nasceu há 124 anos.   

No dia 13 de setembro de 1892 nasceu em Assú João de Sá Leitão. Cooperativista, Homem de grandes ações. Conterrâneo dedicado à causa da agricultura. Casou-se com Rosa Wanderley de Sá Leitão de cujo matrimônio gerou os filhos: Walter de Sá Leitão, Clarice, José Leitão, João leitão, Paulo Leitão, Zuleide, Enilda, Terezinha e Adilson de Sá Leitão. Faleceu no dia 02 de maio de 1956. João de Sá leitão nasceu há 122 anos.
No dia 25 de setembro de 1922 nasceu em Assú João Marcolino de Vasconcelos (Doutor LÔ - na foto ao lado do poeta Renato Caldas). Advogado, chefe do Centro Regional dos Escoteiros. Jornalista, servidor público municipal, poeta e animador cultural. Colaborou com o jornal Advertência, revista Atualidade e inúmeros movimentos culturais, criando a Jazz Flor de Liz. No teatro de outrora atuou como ator, cenarista e caracterizador. Como advogado provisionado defendeu grandes causas, tornando-se um dos mais renomados do Estado. Faleceu em 24 de abril de 1991. A rua lateral da Liga Operaria Assuense - Bairro Centro - leva o nome de Dr. Lou que nasceu há 92 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário