quinta-feira, 18 de setembro de 2014

CAPELAS DO ASSU:

CAPELA DE SÃO JOÃO BATISTA 
Da série Capelas do Assu trazemos  um pequeno relato sobre a do Bairro São João que tem como padroeiro São João Batista. Local: Rua Bernardo Vieira.

A primeira capela do bairro foi construída em 1986. As primeiras pessoas que abordaram a necessidade de se construir uma capela na comunidade foram: Francisco Bispo, João Saldanha e Socorro Rocha em conversa com vários moradores.

Mesmo não estando o bairro tão distante da Igreja Matriz era importante ter uma capela na Rua Bernardo Vieira. Ali não existia um local apropriado para realizar as atividades pastorais e as reuniões da comunidade. O terreno para edificar a capela foi doado pela Paróquia através do padre Francisco Canindé dos Santos.

Para construção foi feito um mutirão para obter recursos para a construção do referido templo. Os tijolos foram feitos pelos moradores e uma parte do material foi doada por várias pessoas. Os pedreiros que trabalharam na construção da capela foram: Tico Militão, Batista Guilherme, Adones, João Santana, João Grande e Osmildo Bezerra de Oliveira. A tesoureira da obra foi Socorro Rocha.

Quem sugeriu o nome do Padroeiro foi o Padre Canindé porque o bairro tinha a mesma denominação. A imagem de São João Batista foi uma doação da Paróquia. A imagem veio de São Paulo.

Quem doou o mármore utilizado para a fabricação do altar-mor foi o senhor Sebastião Diógenes Paiva. O Sacrário e o Ostensório foram doados pelo ex-Deputado Estadual Arnóbio Abreu. As demais peças litúrgicas foram adquiridas com recursos da comunidade que se cotizou e realizou promoções com esse propósito.

A comunidade é muito religiosa e tem devoção com muitos outros Santos da Igreja Católica. Por exemplo: São Lázaro, Santo Antonio e Nossa Senhora. Vários casamentos foram ali celebrados. O Matrimônio foi do casal Francisco Bispo de Santana e Maria de Lourdes Silva Tiago.

As informações foram prestadas pela Ministra da Eucaristia Cleângela Berto que conversou com os moradores sobre o assunto.
Fonte: História da Paróquia do Assú - Auricéia Antunes de Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário