terça-feira, 3 de dezembro de 2013

ZÉ DE ANA


UM PASSAGEIRO DO TEMPO
O município do Assu amanheceu mais vibrante. Uma de suas paisagens humanas, detentor de caráter, respeito e hombridade completa 89 anos. Refiro-me ao cidadão JOSÉ ARAÚJO FILHO – o popular ZÉ DE ANA – uma das reservas morais do Assu contemporâneo. Nascido no dia 03 de dezembro de 1924 na comunidade de Ivalhada da Areia (atualmente Base Física), Ipanguaçu/RN. Filho do casal José Batista de Araújo e Dona Maria Fausta Ribeiro. Ficou órfão muito cedo tendo que encarar a vida com muito trabalho e responsabilidade. Sua irmã mais velha, de nome Ana Manaia, o adotou. A partir daí passou a ser conhecido como “José de Ana” ou “Zé de Ana”.
        Adolescente sem muitas opções de lazer, nas horas vagas se dedicou ao futebol. Como atleta pôde se destacar na região atuando ao lado de alguns companheiros, entre eles: João Tibúrcio, Galigale, Cara-suja, entre outros.
Curioso e apaixonado por velocidade aprendeu a dirigir ainda adolescente. Quando serviu ao Exército Brasileiro no período em que se registrou a segunda grande guerra mundial, como tinha a profissão de motorista, gozou de algumas regalias entre estas, ficar cuidando dos 16 veículos no quartel na Base Aérea de Parnamirim durante três anos e seis meses. Graças a este privilégio não foi convocado para os campos de batalhas.
Conta que no Exército foi bom, mas nada comparado a sua vida pacata e alegre no Assu (terra que adotou ainda criança). A ansiedade foi tanta que no dia em que concluiu sua permanência naquela base militar não esperou tempo melhor, nem pior, pôs os pés na estrada (Natal/Assu) e 04 dias depois estava dando bunda canasca, se banhando nas águas do Piranhas/Assu. Satisfeito como pinto em beira de cerca.
        Voltou a atuar na sua maior paixão, o futebol, como atleta da seleção do Assu e do Macapá Esporte Clube. Pela sua destacada atuação o desportista Arcelino Costa Leitão (que depois veio a ser prefeito do Assu) o convidou para jogar no Fortaleza-FC. Não aceitou. Deixar o Assu – seu grande amor, Jamais!
Mesmo assim, Costa Leitão como forma de reconhecimento pelo talento esportivo, no ano de 1950, lhe concedeu um empréstimo de 150 mil réis que lhe permitiu a compra do seu primeiro carro zerado - veículo que veio a dar início a toda uma trajetória de sucesso.      
        Zé de Ana casou-se com Maria Auxiliadora de Araújo cujo matrimônio nasceram: Josineide, Josiene, Maria José, Ana Maria e José Maria. Ainda adotou: Gilvaneide e Alexandra que lhe renderam 05 netos, 05 bisnetos, 04 tetranetos.
        Cidadão religioso, benemérito, solidário. Sempre apoiou os festejos de São João Batista. Nesta área ajudou não só a Matriz como as demais capelas do município. O Instituto Padre Ibiapina também foi uma instituição que ele nunca “negou fogo”, em qualquer circunstância. Sua contribuição era garantida.
Em Ipanguaçu - sua terra berço - Zé de Ana adotou o bairro Manoel Bonifácio, onde há mais de duas décadas contribui com as festividades: dia das mães, das crianças, natal e ano novo. Faz sempre questão de se fazer presente nestes movimentos comunitários.
        José Araújo Filho conta com muita vitalidade e saúde. De motorista passou a comerciante, depois proprietário de terras se destacando na região como um agropecuarista de sucesso.
Outra grande paixão, que acredita superar as demais, é fazer amigos. Construiu amizades sólidas por onde passou, em todos os ramos de suas atividades. No entanto, lembra com saudades de alguns grandes amigos que já se foram como: José de Deus Barbosa, Gorgônio Bezerra, Arnoud Abreu, Inácio Bezerra de Gouveia - Seu Nilo, Antônio Felipe, entre outros. Atualmente seu maior amigo é Zé de Deus Barbosa Filho (que o chama de pai) o mesmo quando prefeito de Ipanguaçu construiu um Ginásio de Esportes e o denominou de: Ginásio Poliesportivo José Araújo Filho – Zé de Ana.  
        Zé de Ana é, portanto, um cidadão alegre, brincalhão, um varzeano feliz. Gente que faz. Personalidade norte-rio-grandense merecedora de respeito e admiração.

Meus parabéns seu José! Saúde e paz. Um forte AbrASSU!

Nenhum comentário:

Postar um comentário