segunda-feira, 25 de novembro de 2013

HISTÓRIA

Da série Padres Filhos do Assu trazemos dois nomes:
ANTONIO GERMANO BARBALHO BEZERRA (Padre Tote) Filho de Antonio Barbalho Bezerra e de dona Inácia Barbalho Bezerra. Foi vigário do Assu de 1879 a 1887. Fundou e foi presidente da Sociedade Libertadora Assuense em 13 de maio de 1885, com o propósito de libertar os escravos existentes no município, o que conseguiu a 24 de junho do mesmo ano.

Existe uma história sobre este sacerdote. Dizem que ele era vaqueiro do seu pai e certa vez saiu à procura de uma rés, embrenhou-se em um cerrado matagal perdendo a direção. Desorientado, sem atinar com o caminho, passou parte do dia e da noite perdido. Lembrou-se, então, de invocar os poderes divinos, fazendo um voto a Nossa Senhora, prometendo, se saísse daquela aflição, iria ser padre. Minutos depois, com surpresa, achava-se no terreiro da casa paterna. Alcançada a graça, comunicou aos pais e, ingressando no Seminário fez-se Sacerdote. Faleceu no Convento de Nossa Senhora do Carmo, em Recife, no dia 27 de novembro de 1897.

ANTONIO FREIRE DE CARVALHO – Nasceu em Assu no dia 12 de junho de 1821. Pelo Bispo Dom João da Purificação foi ungido sacerdote tendo apenas 23 anos de idade. Iniciou o seu magistério sacerdotal na terra do seu nascimento como padre coadjutor nos anos de 1844 a 1845 depois foi para Mossoró, onde permaneceu de 1850 a 1856. Na sua permanência ali, Mossoró foi, pela lei nº 246, de 15 de março de 1852 elevado à categoria de Vila, sendo padre Freire escolhido para seu primeiro administrador, elegendo-se, também, presidente da Câmara Municipal, indo residir nos fins de 1856 em Caruaru – PE, exerceu o exercício de Capelão. Passando Caruaru em 1857 a Vila e Paróquia, foi ele designado para o seu primeiro vigário. Para se ter uma ideia dos valiosos serviços prestados pelo Padre Antonio Freire. Em Caruaru, na Praça Henrique Pinto tem o seu busto com os seguintes dizeres: “No ano Centenário de Caruaru e centenário da morte do insigne benfeitor da cidade, zeloso apóstolo da religião e pai dos pobres, cônego Antonio Freire de Carvalho. O inesquecível vigarinho. Homenagem de gratidão de Caruaru, 28 de fevereiro de 1958” e, mais, na rua onde morou denominada de Rua Vigário Freire, tem uma placa com a seguinte inscrição: “Neste prédio faleceu o Cônego Antonio Freire de Carvalho (Vigarinho), que foi vigário de Caruaru de 1856 a 1908. Homenagem do Governo Municipal no centenário do desaparecimento. Caruaru, 28 de fevereiro de 1958”.

Em Assu existe uma rua no Bairro Frutilândia que leva o nome do Padre Antonio Freire de Carvalho – Ilustre assuense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário