quarta-feira, 27 de novembro de 2013

OPINIÃO

AS “MIL E UMA NOITES DE IVAN JUNIOR”

Rosalba-e-Ivan-Jr
Quem nunca ouviu falar nas “Mil e uma Noites”? Você sabe o que essa expressão significa?
As Mil e uma Noites é o título de uma das mais famosas obras da literatura árabe, é composta por uma coleção de contos escritos entre os séculos XIII e XVI.
Pois é: em contos e sonhos, o prefeito já viveu seu apogeu.
Ivan o “Grande” ou o “Louco” quis correr mais do que as pernas alcançam, e vai terminar miseravelmente como o ” Rei da Pérsia”, que depois de todas as conquistas não soube administrar o bem maior da virtude do bem querer.
O bom Ivan, a despeito dos outros não convive bem com os seus “pseudos” amigos, assessores e coisa e tal, referências ditas nas esquinas e bares da terrinha.
O nosso Ivan não chega à ser Russo o “Terrível” que reinou por 53 anos e acabou morrendo louco, por querer  subtrair poderes da aristocracia hereditária e dos patriarcas.
O nosso Ivan tende à ser traído dentro de casa como o fez Sherazade ao inventar mil e um contos afim de protelar a sua morte, deixando Ivan a mercê da sua própria impotência, tipo Aquiles, considerado o maior guerreiro da guerra de Troia que era  era invulnerável em todo o seu corpo, exceto em seu calcanhar;
Esse é o nosso ‘IVAN PREFEITO”, que sem aviso prévio conquistou os corações dos assuenses e deverá ser julgado. Tomara que a sua breve história na política, não termine como o fez  ”Sherazade” no conto “Mil e uma noites, ou como “Ivan, o Terrível” ou “Aquiles”, cujo calcanhar foi determinante para a sua morte.
José Regis de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário