Primeiro médico Norte-Rio-Grandense
Na Villa da Princesa, hoje município do Assu, nasceu Luiz Carlos Lins Wanderley, a 30 de agosto de 1831. Era filho legítimo do coronel Manuel Lins Wanderley e d. Maria Francisca da Trindade Wanderley.
Casou-se no Assu, em primeiras núpcias, com d. Francisca Carolina Lins Wanderley, a 25 de julho de 1858, e, em segunda, na mesma data de 1877, com dona Maria Amélia Wanderley.
Foi o primeiro filho do Rio Grande do Norte que se doutorou em medicina, pela Faculdade de Medicina da Bahia a 05 de dezembro de 1857. Foi lente de diversas cadeiras no Atheneu Norte-Rio-Grandense e médico do Hospital de Caridade, exercendo outros cargos de confiança e comissão do governo.
Na qualidade de 2º Vice–Presidente da Província, teve a oportunidade de exercer a administração no ano de 1886. Foi eleito Deputado à Assembléia Legislativa e era Comendador da Imperial Ordem da Rosa.
Fundou, manteve e redigiu com seu grande amigo e sogro, coronel João Carlos Wanderley, a importante gazeta política Correio do Natal.
Escreveu e publicou: Lyra de Amor (versos); A Restituição; A Louca ou o Riso da Dor; Amor de um Anjo e Os Anjos do Amor (dramas); O Anjo da Meia Noite (cena dramática em versos); O Prêmio da Viúva (comédia); Mistérios de Um Homem Rico (romance); Impressões de Uma Viagem ou Visita Pastoral (narrativas) e Biografias.
As suas peças cênicas foram todas representadas com muito sucesso.
Faleceu em Natal, à Rua Vigário Bartholomeu, nº. 01, no dia 10 de fevereiro de 1890. (Wanderley, 1993; 22).
Na cidade do Assu existe uma grande artéria que recebe o nome de Avenida Doutor Luiz Carlos onde concentra os dois maiores centros médicos do município e região: o Hospital Regional Dr. Nelson Inácio dos Santos e o Centro Clínico Dr. Ezequiel Epaminondas da Fonseca Filho, numa justa homenagem a este pioneiro na medicina norte-rio-grandense.
Fonte: Assu - Dos Janduís ao Sesquicentenário - Ivan Pinheiro.
Um grande homem.
ResponderExcluir