segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

MÚSICA

O NOME DAS NOTAS DA MÚSICA
As notas musicais ao tempo de São Gregório (540/604) eram indicadas por letras do alfabeto de A a G e correspondiam à nomenclatura atual: A: La - B: Si - C: Do - D: Re - E: Mi - F: Fa - G: Sol.

Guido D'Arezzo, monge beneditino do Mosteiro de Pomposa, no ducado de Ferrara, músico erudito, ocupava-se sobretudo do ensino do canto litúrgico. Por volta do ano 1023, notou a dificuldade que seus alunos, frades como ele, encontravam para aprender e guardar os sons das notas assim como sua relação. Imaginou então para o uso dos discípulos um processo pedagógico que participa da mnemotécnica; escolheu um canto muito conhecido de todos, fácil de aprender, no qual cada verso começa por uma sílaba diferente, de modo que, uma vez decorada a aria com as palavras, tornar-se-ia fácil encontrar a posição de cada som. Empregou então o hino de São João, aqui reproduzido segundo velho manuscrito pertencente à Catedral de Sens - França, com a tradução em notação moderna e antiga. (ver letra do hino acima e abaixo). 

As seis primeiras notas ut, re, mi, fa, sol, la são as que o texto do hino fornece, mas é curioso assinalar, mesmo que se queira atribuir  a coincidência, que as iniciais de São João - S. I (Sancte Ioannes) - reunidas deram a nota si

Mais tarde para facilitar a vocalização ut foi substituída por do. 

Ut queant laxis
Resonare fibris
Mira gestorum
Famuli tuorum
Solve polluti
Labii reatum
Sancte Ioannes

Fonte: Sul América nº 112.

Nenhum comentário:

Postar um comentário