O patriarca do povo
COM 50 ANOS DE VIDA PÚBLICA E SEIS MANDATOS DE PREFEITO, CHIQUINHO GERMANO CRITICA A FORMA COMO SE CONQUISTA VOTOS HOJE EM DIA E ENSINA A QUEM PRETENDE TER VIDA LONGA NA POLÍTICA: "VISITE A FEIRA"
Renato Lisboa - DO NOVO JORNAL
Se um político almeja permanecer no poder por longa temporada (por “longa”, entenda pelo menos 50 anos), é bom começar a ir a feiras frequentemente. A dica é de um homem público que adotou as suas idas aos tradicionais mercados informais como uma das práticas para ficar sempre perto do povo e entender melhor o que ele quer, criando a proximidade necessária para sustentar em alta o seu capital político. Ele é Francisco Germano Filho, o Chiquinho Germano, 83 anos, cujo grupo político ficou por cinco décadas comandando a Prefeitura de Rodolfo Fernandes (390 km ao oeste de Natal), a começar pelo mandato iniciado por ele em 1963. Rejeitando o rótulo de “coronel” – ele também é fazendeiro e fiscal de renda do Estado – Chiquinho conversou com o NOVO JORNAL antes de ser homenageado, na semana passada, pela Câmara de Vereadores de Natal, que celebrou o Dia do Auditor Fiscal.Foto: Eduardo Maia/NJ.
Chiquinho Germano foi homenageado pela Câmara Municipal de Natal, em celebração ao Dia do Auditor Fiscal
Ele costuma dizer que está na política “desde que nasceu” porque o seu pai, Francisco Germano da Silveira, na década de 1920, foi prefeito (na verdade, “intendente”) de Luís Gomes. Faleceu quando Chiquinho tinha cinco anos de idade e, desde então, o menino foi criado pelo desembargador José Fernandes Vieira.
Por gravidade, Chiquinho foi enveredando na vida pública pelos caminhos tradicionais, a começar pela fundação do Centro Estudantil Mossoroense na década de 1940 e depois participando da campanha política de Dix-Sept Rosado, nos anos 1950, com apenas 20 anos. “Coincidência”, aponta Chiquinho, na mesma década ele tinha “uma certa ligação” com Dinarte Mariz e este lhe pediu para ajudar, no início da década seguinte, na campanha de Djalma Marinho. “Foi quando eu iniciei uma mobilização política, na então Vila Rodolfo Fernandes, onde morava a minha mãe”, conta.
Rodolfo Fernandes foi alçado à condição de município em 1962 e o primeiro prefeito, nomeado, foi João Câncio Vieira. Instituídas as eleições diretas, no mesmo ano, Chiquinho foi o primeiro prefeito da cidade e eleito democraticamente. Cumpriu o primeiro mandato até 1969 e elegeu sucessores, permanecendo três mandatos fora da prefeitura até vencer as eleições diretas de 1982. Ficou na principal cadeira do poder executivo municipal até 1996 e entrou novamente, cumprindo o mandato de 2001 até 2008. O balanço resulta em vitórias por 11 eleições seguidas do seu grupo político.
Novo Jornal: 06/10¹2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário