quinta-feira, 10 de outubro de 2013

IPI COMEMORA 65 ANOS

ABRE SUAS PORTAS PARA VISITAÇÃO PÚBLICA
 
No dia 10 de outubro de 1948, na Casa de Caridade – Abrigo de idosos e doentes (criada em 1862) é instalada uma escola com a denominação de Instituto Padre Ibiapina, sob a orientação de S. Excia. Remo. D. João Batista Portocarreiro Costa, D.D. Bispo de Mossoró, do Ilmº Sr. Minervino Wanderley e do Revmº Pároco. Monsenhor Júlio Alves Bezerra. Tinha como finalidade, amparar os menores pobres e abandonados. A instalação oficial realizou-se, porém, à 26 de fevereiro de 1949 em sessão solene presidida por S. Excia. Revmo. Dom João Batista Portocarreiro Costa, após a qual houve a bênção da casa.

A direção interna deste Instituto foi confiada às religiosas Filhas do Amor Divino. A princípio a comunidade era a mesma do ginásio “Nossa Senhora das Vitórias”, tendo como superiora a Revma. Madre Cristina Vlastinik, que era também a Provincial.

Registrava então a matrícula 138 alunos; aumentando para 200, em abril de 1949 dos quais 83 eram do sexo masculino e 117 do sexo feminino. A existência do IPI muito se deve aos empresários Minervino Wanderley e Joaquim de Carvalho Costa, curadores do patrimônio de São João Batista do Assú.

Tem personalidade jurídica com registro cartorário sob nº 352, de 26 de abril de 1949. Funciona sob a inspiração de Nossa Senhora das Graças. A existência do IPI muito se deve aos empresários Minervino Wanderley e Joaquim de Carvalho Costa, curadores do patrimônio de São João Batista do Assu. (Silveira, 1995: 71/111).

No dia 26 de fevereiro de 1949 ocorreu a instalação oficial do IPI sob a direção da Congregação das Filhas do Amor Divino, que apesar de já administrar o Colégio Nossa Senhora das Vitórias. As irmãs tinham como superiora a Madre Cristina Vlastinik, que era também a provincial.

Hoje, ao completar 65 anos o Complexo Instituto padre Ibiapina é uma escola próspera que tem contribuído com destaque, de forma singular, para a educação do povo assuense.

Instituto Padre Ibiapina abre (hoje) suas portas para uma visitação pública, como comemoração pelos 65 anos de existência como estabelecimento educacional.

O diretor do Instituto, professor Reginaldo Silva de Souza, lembrou que será a primeira vez que a comemoração se verificará desta maneira, mobilizando todo o seu quadro diretivo, professores, servidores e estudantes.

A manifestação comemorativa ocorrerá durante os três turnos.

O Instituto congrega três unidades de ensino: o Jardim Escola Padre Ibiapina, atendendo crianças da Educação Infantil; o Instituto Padre Ibiapina propriamente dito, com alunos dos Ensinos Fundamental I e II; e, a Escola Estadual Padre Ibiapina, conveniada com o Governo do Estado, compreendendo discentes do Ensino Médio.

Até o ano que vem será reativada a Creche Vovó Chiquita, no conjunto Parati, que vai reabrir suas portas depois de dois anos de inatividade, em decorrência de dificuldade financeira, conforme a explicação dada por Reginaldo Silva.

À frente da direção-geral e na condição de assistente eclesiástico permanece o hoje vigário emérito da paróquia de São João Batista, padre Francisco Canindé dos Santos.
Com fragmentos do blog Pauta Aberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário