quarta-feira, 9 de outubro de 2013

ALERTA

                             Foto Cézar Alves
Porta d'água da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves - Assu/Itajá.

A Agência Nacional de Águas (ANA) definiu um calendário com restrições para a retirada de água do rio Piranhas-Açu e dos açudes Curema e Mãe d’Água, que atualmente estão com 34,4% e 33,2% da capacidade de armazenamento de água, respectivamente, por causa da forte seca que o Semiárido enfrenta este ano.

O revezamento no abastecimento dos municípios paraibanos e do Rio Grande do Norte com água do Piranhas/Açu começa agora em outubro.

A partir de sete de outubro, os municípios de Coremas, Pombal, Cajazeirinhas e Paulista, na Paraíba, só podem retirar água para praticar qualquer atividade produtiva, como irrigação e piscicultura, às segunda, quartas e sextas-feiras, no horário da Tarifa Verde.

Já os municípios de São Bento, na Paraíba, e Jardim Piranhas e Jucurutu, no Rio Grande do Norte, só podem retirar água do rio Piranhas-Açu às terças e quintas-feiras e aos sábados, também no horário da Tarifa Verde.

A Barragem Armando Ribeiro Gonçalves (foto), em Itajá, que tem capacidade para armazenar até 2,4 bilhões de metros cúbicos de água, está com 40,1% de sua capacidade total de armazenamento, segundo informa a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH).

A ANA alerta ainda para que nenhum novo tipo de cultura seja iniciada no período da seca, sob pena de não haver água suficiente.
Postado por Toni Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário