segunda-feira, 2 de setembro de 2013

HISTÓRIA

O município do Assu é uma das cidades que ao longo de sua história tem contribuindo decisivamente com o Estado e com o País, não só pela sua economia, cultura, mas também através de pessoas que, dado a atos de bravura, destacou-se em diversos segmentos. Entre estes: 

O Alferes João Perceval Lins Caldas (foto à direita), nascido no dia 15 de julho de 1847. Perceval Caldas era empregado do comércio no Recife, carreira que ele havia abraçado, quando foi ciente da resolução do seu irmão Ulisses Caldas de participar da Guerra do Paraguai.

Sentindo vibrar em sua alma o sentimento patriótico, obteve a licença de seus pais o Alferes Francisco Justiniano Lins Caldas e Dona Maria Gorgônia de Holanda Wanderley, e acompanhou o seu irmão Ulisses corajoso e destemidamente.

A sua ação nos campos do Paraguai foi um estimulo valoroso para as armas brasileiras devido ao grande sentimento que alentou seu peito ainda jovem, sentimento que deixava transparecer não só nos seus atos de bravura e correta disciplina como em suas palavras plenas de amor e civismo, encorajando seus companheiros.

Tomou parte em vários combates, portando-se em todos com louvável bravura e recebendo por isso manifestações de aplauso dos seus superiores.

João Perceval Lins Caldas era sempre escolhido para difíceis empresas e julgava-se desvanecido por esse merecimento.

Relacionava-se muito com a sua família, demonstrando em suas correspondências o prazer que o animava nas lutas e a grande veneração ao Brasil.

Relatava minuciosamente as ocorrências dos combates em que tomava parte, dando notícias de seus conterrâneos e conhecidos.

Foi ele próprio quem comunicou à família o falecimento de seu irmão Ulisses Caldas.

Após uma frase de glórias, faleceu no combate do Forte do Estabelecimento das linhas de Humaitá a 19 de fevereiro de 1868. Aos 20 anos de idade.

João Perceval Lins Caldas e Ulisses Caldas embalados sob a frescura das copas das frondosas oiticicas souberam, em tão curto espaço de tempo, render ao seu berço o tributo de sua sincera admiração e de seu devotado amor. 
Foto: Ulisses Caldas e João Perceval Caldas- Da 'Assu em Revista'- 1980.

Nenhum comentário:

Postar um comentário