sábado, 1 de junho de 2013

O VELHO PORTUGUÊS

JOÃO GONÇALVES CACHINA

João Gonçalves Cachina nasceu em Viana do Castelo ao norte de Portugal. Aos 12 anos emigrou para o Brasil. Desembarcou no Rio de Janeiro, foi para Recife e algum tempo depois veio morar no Vale do Açu, na Ilha de São Francisco, no município de Macau.

Com o tempo, no ano de 1932, adquiriu uma propriedade rural na comunidade de Arapuá, então distrito de Santana do Matos - hoje, município de Ipanguaçu-RN. Naquele localidade, em um local alto e de destaque, construiu uma belíssima casa (foto). Também edificou uma usina de descaroçamento de algodão e outra de beneficiamento de cera de carnaúba para exportação gerando mão-de-obra agrícola. Conta-se que ele, chateado por algum motivo, logo deixou de viver na sua fazenda Arapuá para onde nunca mais voltou, fixando residência na cidade de Assu/RN.

João Cachina, era caladão... Observador. Magro e de estatura mediana. Vestia-se com decência, andava sempre de paletó e gravata. Casou-se com Maria Madalena da Fonseca Montenegro e tiveram oito filhos. Com o falecimento de sua esposa, contraiu novas núpcias que geraram mais quatro filhos.

Determinado dia, nos tempos em que o general Tomaz Busqueta era o ditador de Portugal, o velho João Cachina foi abordado pelo seu amigo e poeta João Fonseca que, na sua irreverência, externou:

- Mas, João, que país é este que é mandado por uma buceta?!

E ele ainda no seu sotaque lusitano, respondeu: 

- João, ela não manda só em Portugal, não! Ela manda no mundo todo!" 

Estava certo o velho portuga que, em Assu, construiu sua residência (foto) fixando moradia até falecer no ano de 1981. Deixou um legado de trabalho e amor ao país que adotou como Terra Pátria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário