quinta-feira, 30 de maio de 2013

RUAS DO ASSU

AVENIDA SENADOR JOÃO CÂMARA

Da série 'Ruas e Avenidas do Assu', destaco a Avenida Senador João Câmara. Sem a pretensão de menosprezar qualquer rua, até porque todas são importantes no contexto da cidade, porém sabemos que esta é, sem dúvidas, a mais ou uma das mais importantes ruas de nossa cidade.

Na Avenida Senador João Câmara encontramos basicamente tudo. Ela abriga, bancos, instituições federais, estaduais, municipais e autarquias, escolas, casas de materiais de construção, de produtos agrícolas e de peças para automóveis, oficinas mecânicas, hotel e pousadas, farmácias, postos de combustíveis, panificadoras, bares e restaurantes, igrejas... A Avenida Senador João Câmara é composta em cerca de oitenta por cento por comércios e instituições, também conta com dezenas de casas residenciais.

Esta Avenida tem seu início na Rua Aureliano Lôpo e término no Espaço vivo – bairro Janduís. É, portanto, em extensão, também, uma das maiores artérias. Mas porque este nome, Senador João Câmara? Quem foi este patrono digno de receber esta homenagem?

João Severiano da Câmara (foto) nasceu em Taipu no dia 08 de março de 1895 e faleceu em Natal no dia 12 de dezembro de 1948. Mais conhecido como ‘João Câmara’ foi um agropecuarista, comerciante, industrial e político. Foi Deputado Estadual no Rio Grande do Norte e Senador. 

Constituiu a maior empresa do Estado de produção, compra de produtos, beneficiamento e exportação de algodão, com usinas instaladas em várias regiões potiguares, inclusive em Assu. A sua empresa adquiriu os armazéns e maquinários da SAMBRA, instalando-se e dando centenas de novos empregos aos assuenses num período de grande expansão da cultura do algodão, tendo marcado este período áureo na Terra dos Carnaubais

Como político foi eleito Senador da República, no exercício de cuja função representativa faleceu. Senador João Câmara foi o mais importante homem público da antiga Baixa Verde, sendo inclusive indicado por Georgino Avelino para ser o candidato a governador com chances reais de vitória, pois teria também o apoio do então governador José Varela e dos partidos PSD e UDN unindo oposição e governo ao seu nome, fato este que não aconteceu, pois viera a falecer próximo à convenção partidária que culminou com a indicação do mossoroense Dix-Sept Rosado.

A Avenida Senador João Câmara, na Cidade dos Poetas, é sem dúvidas a artéria mais conhecida e transitada da cidade, dividindo o perímetro urbano basicamente ao meio, no sentido Leste / Oeste, facilitando geograficamente a separação e identificação dos lados Norte e Sul do perímetro urbano do Assu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário