segunda-feira, 29 de abril de 2013

CIDADÃO FOLCLÓRICO

O “SEU LUNGA” QUE O MUNDO CONHECE
O cidadão Joaquim dos Santos Rodrigues, mais conhecido como "Seu Lunga", nasceu em no dia 18 de agosto de 1927 em Juazeiro do Norte. Atualmente reside em sua terra berço onde comercializa sucatas. A “Seu Lunga” são atribuídas diversas piadas sobre seu temperamento, criando um personagem do folclore nordestino.
Seu Lunga” é conhecido pela falta de paciência nas respostas. Diversos contos, de autenticidade não comprovada sobre seu mau humor circulam nas redes sociais da Internet.
Em sua sucata, localizada no centro de Juazeiro do Norte (próximo ao Mercado Central), “Seu Lungavende de tudo, desde aparelhos de televisão a frutas. Recebeu o apelido de uma senhora, que era vizinha, e passou a chamá-lo de Calunga, que mais adiante se reduziu para “Lunga”.
É considerado pela população de Juazeiro do Norte, município do Ceará, como uma lenda viva.
Não gosta de ser chamado de ignorante, pois afirma que ignorante é quem não tem educação. Gosta de ser reconhecido pelos versos e poesias, feitos por si próprio.
Com o advindo das redes sociais, a popularidade de “Seu Lunga” explodiu nos últimos anos com sites que lembram as suas clássicas frases, e até com comunidades exclusivas dedicadas a figura do celebre cearense.

O "SEU LUNGA" QUE CONHECI

Ao chegarmos a seu comércio, na tentativa de “quebrar o gelo”, fui logo perguntando:
- O senhor é “Seu Lunga”?
Ele sem me olhar respondeu:
- Eu não disse nada, você é que tá dizendo!...
Como já esperávamos uma resposta satírica, disparamos em gargalhadas.
A partir daí começamos a conversar e pude observar que “Seu Lunga”, na verdade, é um sujeito inteligente, formador de opiniões...  Um cidadão que recebe diariamente pessoas amigas para baterem papos na calçada do seu comércio. Política, cultura, religião, comércio, sociedade... São assuntos de pauta.
Com a chegada de minha filha Natália ele já foi recitando uma poesia sobre o ardor da juventude. Depois recitou poemas de sua autoria e de outros poetas nordestinos. Perguntou de onde éramos... Disse conhecer a região do Vale do Assu e, como não poderia ser diferente, conhecia a fama dos poemas do mestre Renato Caldas.
Foram poucos minutos até que chegou uma turma de jovens de Maceió que veio a Juazeiro visitar duas figuras cearenses: Padre Cícero e “Seu Lunga”. Já chegaram fazendo a maior “festa” e fotografando.
Como éramos mais comportados, nos despedimos de “Seu Lunga” e saímos em direção ao Mercado Central.
Horas depois, quando retornei ao estacionamento (na lateral do prédio de “Seu Lunga”), enquanto aguardava o restante da turma, logicamente as mulheres, me escorei na parede de seu comércio e fiquei a observar “Seu Lunga” conversando, animadamente, com dois amigos da cidade, sentados em tamboretes de madeira. Os cidadãos de cabelos brancos, aspectos de intelectuais, trocavam opiniões sobre a política em nível nacional.
Saí de Juazeiro com a certeza de que Joaquim dos Santos Rodrigues - “Seu Lunga” é um cidadão trabalhador e respeitador. Gosta de poesia e arte. Montou em seu comércio, sem a menor intenção (acredito), um museu contemporâneo, graças aos produtos lá existentes, há anos, superados pela tecnologia.
Portanto, quem gosta de cultura, ao visitar Juazeiro do Norte/CE, não perca a oportunidade de trocar “dois dedos de prosa” com “Seu Lunga” – O poeta de pavio curto. 

Seu Lunga e Natália - observando, ao fundo, Ivan Pinheiro Filho
Seu Lunga, Ivan Filho, Margares Barros, Ceiça Barbosa,
Terezinha Roberta, Natália e Ivan Pinheiro.
(Juazeiro do Norte/CE - março de 2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário