quarta-feira, 7 de novembro de 2012

POESIA ASSU


ASSU


Assu, de chapéu de palha!
Que luta... Vive e trabalha
Somente para comer.
Assu, que vive sofrendo
Na própria dor escondendo
A angústia do seu viver!


Heróis, poetas, escritores,
Boêmios e trovadores
Ilustraram tradições!
Que não serão sepultadas
Para serem proclamadas
Pelas novas gerações.

Meu Assu das vaquejadas!
Das noites enluaradas...
- Que gratas recordações! –
Cantigas feitas dos sonhos
Dos seresteiros risonhos,
Conquistando corações.

Danças dos Congos, Lapinha,
Folguedos da argolinha,
Bumba meu boi! Pastoril
Eram brincos engraçados,
Hoje, porém, divulgados
De Norte e Sul do Brasil.

E, como o tempo é cruel!
Jogos de prenda... E anel
Ninguém sabe onde ficou?!...
Sei eu, onde está guardado
O meu Assu do passado,
Minha saudade guardou.

Renato Caldas - Livro: Fulô do Mato

                                                  &&&&&

Fonte: modelistairanildosilva.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário