segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

FIQUE POR DENTRO:

PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA
As pessoas vivem se deslocando de um lado para o outro. Esse movimento da população é um fenômeno bem antigo. Os primeiros habitantes do Brasil, por exemplo, vieram de terras distantes milhares de anos atrás.

Da Ásia para a América

Existem várias teorias que tentam explicar a origem dos brasileiros pré-históricos. A hipótese mais aceita é a de que os povos que viam no território brasileiro e que foram chamados de índios pelos descobridores portugueses vieram da Ásia. Calcula-se que, há cerca de 50 mil anos, grupos de asiáticos atravessaram o Estreito de Bering - uma espécie de canal que separa a Sibéria, na Ásia, do Alasca, na América do Norte. Uma vez na América, os asiáticos ocuparam todo o continente, de norte a sul, até mesmo o Brasil. 

Como viviam nossos antepassados

Os primeiros brasileiros moravam em buracos ou cavernas. A alimentação variava de acordo com o local. Comiam abacate, amendoim, castanha-do-pará, pinhão, mandioca, batata-doce, feijão e mel, além de carne de tartarugas, peixes, tatus-gigantes, preguiças, veados e capivaras. 
Pintura rupestre - Lajedo de Soledade - Apodi/RN.
Os grupos que habitavam cavernas representavam nas paredes as cenas de caçadas e de festas. Essa arte ficou conhecida como pintura rupestre (foto acima). Outros desenvolveram técnicas de cerâmica refinadas. Foi o caso da civilização marajoara (exemplo em foto abaixo), que viveu há mais de 1.000 anos na Amazônia.
Fonte: História do Brasil - Do Descobrimento à abertura democrática - Coleção: Fique por dentro.   
Fotos: www.ferias.tur.br e www.brasilartesenciclopedias.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário