quarta-feira, 23 de abril de 2014

AÇÃO PARLAMENTAR

Projeto pede reconhecimento de Luiz Soares como patrono do escotismo potiguar
Deputado George Soares apresentou hoje (23), no Dia do Escoteiro, proposta para homenagear o fundador da Associação de Escoteiros do Alecrim
No Dia Mundial do Escoteiro, comemorado hoje (23), o deputado estadual George Soares apresentou PROJETO DE LEI reconhecendo o professor LUIZ Correia SOARES de Araújo como Patrono do Escotismo no Rio Grande do Norte. Falecido em 1967, Luiz Soares é a maior referência do movimento de escoteiros no Estado. Lembrado como um homem simples e austero, mas perseverante e dinâmico, com uma notável vocação para educador. Foi o fundador da Associação de Escoteiros do Alecrim (1919), do Grupo de Escoteiros do Assu (1934), como também da Escola Profissional do Alecrim (1922) e do Grupo Escolar Frei Miguelinho. 
DO BLOG:  
Quem foi este homem de nome Luiz Soares?

Luiz Correia Soares de Araújo nasceu em Assu no dia 18 de janeiro de 1888 – Ano da Libertação dos Escravos no Brasil. Professor Luiz Soares era formado pela Escola Normal de Natal. Exerceu o magistério durante 54 anos. Foi o primeiro diretor do grupo Escolar Tenente Coronel José Correia - Assu, inaugurado em 07 de setembro de 1911.

Depois de dois anos a frente do referida instituição educacional, Luiz Soares foi para Natal. Naquela capital dirigiu o Grupo Escolar Frei Miguelino, a Escola Profissional e colaborou com a fundação da Associação de Escoteiros, recebendo a comenda Tapir de Prata - a mais alta insígnia mundial do escotismo.

Luiz Soares foi um grande desportista. Em sua administração, na Federação Norte-rio-grandense de Desportos, em 1929, inaugurou o estádio de futebol Juvenal Lamartine, em Natal.

Como homem influente na sociedade, contribuiu decisivamente para a criação da Policlínica do Alecrim em Natal, que hoje tem seu nome, e para criação da Faculdade de Farmácia e Odontologia e da Faculdade de Direito de Natal.

Atuando na política foi vereador em Natal e presidente da Câmara.

A sua intelectualidade o fez Sócio das seguintes instituições: Associação dos Professores, do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, do Conselho de Educação e Cultura, da Academia Potiguar de Letras.

O professor Luiz Soares foi o fundador do Escotismo no Rio Grande do Norte – Organização mundial masculina (atualmente é mista) de educação extraescolar, voluntária, fundada pelo general inglês Baden-Powell. O professor Luiz Soares aproveitou a oportunidade e trouxe o escotismo para o Assu. Por esta razão a rua onde esta edificada a primeira sede de escoteiros desta cidade, possui o seu nome.

Luiz Correia Soares de Araújo faleceu em Natal aos 79 anos de idade no dia 12 de agosto de 1967.

Atualmente, em Assu, existe a Rua Professor Luiz Soares - esta inserida no complexo comercial da cidade. Conta ainda com prédios residenciais, no entanto, um bom número de pontos comerciais ocupa aquela artéria tendo a sede dos escoteiros, na esquina, com a Av. Senador João Câmara. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário