sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

CULTURA

Estudante lança livro com resgate da história do jornalista Jaime Hipólito

Livro está sendo publicado pela editora Queima-BuchaLivro está sendo publicado pela editora Queima-BuchaNo Dia de Santa Luzia, padroeira de Mossoró, um dos mais ilustres jornalistas da cidade tem sua história resgatada através do livro "Jaime Hipólito Dantas: um mossoroense de fora", que será lançado hoje, às 19h, na Livraria Saraiva do Midway Mall, em Natal. A obra, publicada pela editora Queima-Bucha, foi desenvolvida pela historiadora e estudante de jornalismo Thaísa Mendonça.
O título é resultado do seu trabalho de conclusão do curso de bacharelado em História, apresentado em 2009 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ao longo de 96 páginas, a autora narra a trajetória de Jaime Hipólito na busca por concretizar o seu grande desafio de consolidar-se no mercado editorial local entre as décadas de 1940 e 1950.
"Jaime Hipólito foi um dos principais escritores potiguares, nasceu em Caicó, mas escolheu Mossoró para se projetar no mercado literário da cidade. O que mais me chamou a atenção em minhas pesquisas foi justamente o fato de ele ser caicoense, mas fazer de Mossoró a sua terra, ser o seu embaixador", descreve Thaísa Mendonça.
Segundo a autora, o interesse pela obra de Jaime Hipólito Dantas surgiu durante o período em que era estagiária do Ministério Público, em Natal, entre 2007 e 2008, e se deparou com algumas obras escritas pelo jornalista. "Foi tudo por acaso. Enquanto catalogava alguns títulos dos promotores para o projeto Memorial, me deparei com livros de Jaime e acabei ficando interessada por aquele material", relembra.
A partir daí, Thaísa Mendonça decidiu resgatar a trajetória intelectual de Jaime Hipólito em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), defendido na UFRN entre o final de 2008 e início de 2009. "O livro, na verdade, é a minha monografia, claro que com algumas adaptações. O leitor vai encontrar parte da história de Mossoró, através da obra do jornalista", enfatiza.
Disponível inicialmente na Livraria Saraiva, em Natal, e na editora Queima-Bucha, em Mossoró, o título pode ser adquirido pelo valor de R$ 34. Nessa primeira edição, foram impressos 300 exemplares da obra, que deverá ser lançada em Mossoró brevemente. "É uma grande satisfação colocar essa pesquisa à disposição de todos, ir além dos muros da Universidade. Estou muito feliz com o resultado", conclui Thaísa Mendonça.

Sobre Jaime Hipólito

Jaime Hipólito foi jornalista e promotor de justiça, destacando-se como um dos principais comunicadores de Mossoró entre as décadas de 1950 e 1980. Iniciou carreira no jornalismo aos 19 anos, escrevendo em "A voz do estudante", periódico do Centro Estudantil Mossoroense.
Nos anos 1950, atuou no radiojornalismo da cidade com o programa "O Prato do Dia", na extinta Rádio Tapuyo. Ingressou no jornal O Mossoroense a convite de Lauro da Escóssia e, em 1985, mudou-se para Natal.
Na capital, escreveu na Tribuna do Norte, na coluna semanal Conversa de domingo. Suas principais obras foram "O Aprendiz de Camelô" (1962), "Estórias Gerais" (1986) e "De Autores e de Livros" (1992). Faleceu em 1993 vítima de infarto.
Jornal O Mossoroense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário