quarta-feira, 17 de julho de 2013

SAÚDE

Governo do Estado inaugura acelerador linear nos 64 anos da Liga

_InaguraçãoA Liga Norte-Rio-Grandense Contra o Câncer comemorou os 64 anos nesta quarta-feira (17) com a inauguração de um novo acelerador linear, adquirido por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e a Liga. Com um investimento total de R$ 4 milhões, sendo R$ 2,7 milhões de contrapartida do Governo do RN, o equipamento Varian Clinac I-X será utilizado nos tratamentos radioterápicos e permitirá modernas técnicas de aplicação, como radioterapia de intensidade modulada e radioterapia guiada por imagem, com possibilidades maiores de controle da doença com a menor toxicidade possível.
Este aparelho é único no Nordeste e vai aumentar em 25% a capacidade de atendimento da instituição, algo em torno de 5 mil aplicações a mais por mês. Agora a Liga passa a contar com quatro aceleradores em funcionamento.
A governadora Rosalba Ciarlini participou da solenidade de inauguração do novo equipamento e aproveitou para parabenizar toda a equipe da instituição. “Este é um exemplo de dedicação da equipe médica, dos administradores e de todos que fazem parte da Liga”.
A chefe do Executivo Estadual citou ainda os benefícios trazidos pelo moderno aparelho. “Vamos conseguir zerar a fila de espera pela radioterapia. Isso significa um avanço grandioso para o RN em termos de tratamento contra o câncer. Um aparelho como esse só encontramos nas regiões Sul e Sudeste do país e agora pacientes da rede pública terão acesso a esse equipamento”.
Para o superintendente da Liga, Ricardo Curioso, “há coisas que não podem esperar, e o tratamento contra o câncer é um desses exemplos. Nos últimos quatro anos colocamos dois novos aceleradores lineares em funcionamento, a custa de pesados investimentos, mas tendo o entendimento da necessidade inadiável de investimentos”.
O evento contou também com a presença do diretor presidente da Liga, José Américo dos Santos; o coordenador do Centro Avançado de Oncologia, Maciel Matias; da chefe do serviço de radioterapia, Rosa Maria Najas e do Aluísio Bezerra de Oliveira, primeiro radioterapeuta da instituição, que recebeu a homenagem de ter o seu nome dado a Unidade de Radioterapia que vai abrigar o novo acelerador, além de técnicos, funcionários e equipe médica da instituição.
Blog do BG

Nenhum comentário:

Postar um comentário