sexta-feira, 8 de março de 2013

SAÚDE

Clube da Insônia preocupa especialistas 
da medicina do sono
clubedainsonia 

Está cada dia mais comum encontrar amigos navegando pelas redes sociais madrugada à dentro. Os insones de plantão até brincam: “somos do clube da insônia”. Mas o que pode parecer um novo hábito dos internautas de plantão, dormir pouco, na verdade representa um risco à saúde, alertam os especialistas.

“As pesquisas já comprovam que pessoas que dormem pouco podem ter o sistema imunológico prejudicado. Já foram verificados que os prejuízos dependem do grau de privação do sono”, alerta o médico otorrinolaringologista Pedro Guilherme Cavalcanti, especialista em medicina do sono.

O Instituto do Sono em São Paulo realizou um monitoramento com um grupo de jovens entre 18 e 20 anos para verificar qual o efeito da privação de sono no organismo. Para tanto, os pesquisadores montaram três grupos e os submeteram a tipos diferentes de privação do sono: de controle, privação seletiva e privação total do sono. O monitoramento foi feito por exame de polissonografia.

De acordo com os resultados, o grupo que dormiu normalmente não apresentou alterações na imunidade. Os pacientes que tiveram privação seletiva, ou seja, eram acordados quando estavam próximos da fase mais profunda do sono, a REM, houve redução da imunoglobulina (IgA), que atua na proteção do organismo contra a invasão por patógenos. A redução permaneceu após três noites de recuperação do sono.

Já o grupo que teve privação total ficou 48 horas ininterruptas sem dormir. Os resultados mostraram que, neste grupo, o número de leucócitos e linfócitos TCD4 aumentaram consideravelmente nos pacientes. Para os responsáveis pela pesquisa, o aumento dos glóbulos brancos e linfócitos, que servem para combater infecções e adaptar a defesa para cada doença, respectivamente, é um sinal de alerta enviado pelo sistema de defesa para o corpo com privação de sono.

“O estudo nos mostra que o corpo liga uma espécie de “sinal de alerta” no sistema de defesa quando está sem poder dormir, como se reagindo a algum tipo de agressão. E pior: após um período de 24 horas de recuperação, o número de linfócitos ainda não volta ao normal”, explica Dr. Pedro Guilherme.

A perda de sonotem efeito nos genes que controlam o relógio biológico, assim o sono ruim possa virar um círculo vicioso. A privação do sono também afetaos genes que podem aumentar o risco de uma série de doenças, como problemas cardíacos, diabetes, obesidade, estresse e depressão em pessoas que dormem pouco.

“A verdade é o que o nosso organismo necessita do sono para repor energias e funcionar bem. É como se fosse um regarregador de baterias. Já está comprovado que quem dorme menos de cinco horas por noite tem um risco 15% maior de morte por qualquer causa do que quem dorme bem”, completa Dr. Pedro Guilherme.

Para ter uma boa noite de sono

A insônia é um problema que afeta 40% dos brasileiros, desse total, apenas 5% procuram o especialista. Cerca de 30% dos pacientes com transtorno de insônia apresentam o que os médicos chamam de “má higiene” do sono, ou seja, medidas que atrapalham a qualidade de vida e causam problemas de saúde.

Dicas para evitar a insônia:

— Mantenha um horário para ir dormir e para se levantar

— Faça do quarto um ambiente limpo, organizado, silencioso, escuro e propício para relaxar e dormir

— Tome um banho quente duas horas antes de deitar

— Mantenha os pés aquecidos antes e durante o sono

— Faça um lanche leve com leite e/ou derivados e carboidratos antes de dormir

— Faça exercícios físicos, de preferência no período da manhã

— Procure exposição à luz solar logo após levantar e no final da tarde.

— Evite excesso de líquidos no período da noite

— Evite refeições pesadas à noite e próximas do horário de dormir

— Evite cafeínas (café, chá, refrigerante de cola, chocolate…) à noite

— Evite bebidas alcoólicas até quatro horas antes de ir dormir

— Evitar fumar pelo menos seis horas antes de dormir

— Evite cochilos longos (maiores que 40 minutos) durante o dia

— Não se alimente, não leia, não trabalhe, não assista TV na cama e fuja das redes sociais no horário de dormir.

Postado por: Blog Saúde

Um comentário:

  1. TODOS OS DIAS SÓ DURMO DEPOIS DAS 3 DA MADRUGADA, MUITAS VEZES VEJO O SOL NASCER, NEM OS NEUROLOGISTAS CONSEGUEM ME FAZER DORMIR A NÃO SER QUE TOME UM REMÉDIO FORTE, MAIS COMO NÃO TOMO TODO DIA , LEIO, ASSISTO TV E TBM VOU PRO FACE QUE NINGUÉM É DE FERRO.

    ResponderExcluir