domingo, 17 de fevereiro de 2013

PREVISÕES


A ANTROPÓLOGA E O PESCADOR 

Chico Lucas e Conceição no lançamento do livro 'Lagoa do Piató'
A professora e pesquisadora da UFRN, Conceição Xavier, relata um trabalho de pesquisa desenvolvido nas margens da Lagoa do Piató, o qual teve o apoio incontestável dos irmãos Chico Lucas e José Lucas - da comunidade de Areia Branca/Piató/Assu. Segundo a antropóloga esses dois homens expressam uma sabedoria extraordinária. Eles compreendem o comportamento dos animais e das plantas e também a dinâmica dos fenômenos físicos como sinais que permitem prever inverno ou seca.

Todas as épocas têm seus pensadores e intelectuais: pessoas que se distinguem pela maneira de observar os fenômenos com mais atenção e criar métodos específicos para conhecê-los, decifrá-los e explicá-los. Desde que o mundo é mundo, desde o aparecimento da espécie humana na terra, os homens procuram responder aos problemas que lhes são postos em todos os domínios de sua vida, sejam esses problemas individuais ou coletivos, materiais ou espirituais.

Chico Lucas e José Lucas, afirmam, por exemplo, que: “se no mês de janeiro a gata der cria, ou seja, parir e comer os gatos, seus filhos, é uma seca de fazer medo. Se o vento norte “cai” dia primeiro de setembro e “encarriá”, ou seja, continuar, o mês todinho, é bom sinal de inverno”.

“A experiência do pescador, para saber se vai chover, é a curimatã ovar. No ano que é mau, ela só ova, aqui acolá uma. É só de um lado. No ano que ela esta esperando uma enchente grande, então ela ova os dois lados. As duas laterais dela ficam bem ovadinhas. A mesma coisa acontece com o peixe coró”. Afirma Chico Lucas.

Esta foi apenas uma amostra das inúmeras experiências destes sábios assuenses, publicadas na 'Revista Galante' - nº 14/2002. Uma demonstração de que o homem inteligente nem sempre adquiri conhecimentos em uma universidade, a não ser a da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário