quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

POLÊMICA

O assuense João Batista Machado – jornalista e Imortal da Academia Norte-rio-grandense de Letras, membro efetivo do instituto Histórico e Geográfico do RN, assina todas as quintas-feiras a coluna ‘Opinião’ do ‘Novo Jornal’. Neste dia 28 de fevereiro ele escreveu:

LIBERDADE E INTOLERÂNCIA
A blogueira cubana Yoani Sánchez, que ousou desmascarar a esclerosada ditadura imposta ao seu povo pelos irmãos Fidel e Raul Castro, há mais de 50 anos, visitou recentemente o país e foi vítima de intolerância por parte de grupelhos radicais devidamente organizados para impedir que sua palavra fosse ouvida. Praticaram aqui o que a polícia cubana faz por lá. “Gostaria de ter, em Cuba, o direito à livre manifestação que eles têm aqui”, ressaltou Yoani diante dos histéricos manifestantes que agrediram até o senador Eduardo Suplicy (PT/SP), com palavrões. Pobres moços manipulados pelo sectarismo insano.
Claro que o direito ao contraditório faz parte da democracia. Somente nos países totalitários, como Cuba, esse direito é castrado pela violência policial. Agora, impedir alguém de expor suas ideias é intolerância inadmissível num país democrático. O mais constrangedor foi o silêncio tumular e comprometedor da OAB, ABI e outras entidades que não se manifestaram contra a ofensiva odiosa diante de uma jovem indefesa, cuja única arma é a palavra.
E o mais grave: as manifestações orquestradas por alguns insensatos em Recife, Bahia e São Paulo foram programadas pela embaixada de Cuba em Brasília, com a presença, inclusive, do assessor de mídias do Palácio do Planalto. No Congresso, repetiram-se as mesmas cenas lamentáveis. Yoani recebeu apoio da oposição e o repúdio dos governistas. Houve o confronto ideológico que, infelizmente, não existe em Cuba. A maioria silenciosa da sociedade aceita pacificamente esse tipo de comportamento. Mais tarde poderemos pagar um preço caro por essa indiferença.
Que péssimo exemplo de subserviência o país deu aos irmãos Castro. Somente no Rio de Janeiro, pessoas simples, do povo, hipotecaram solidariedade à destemida blogueira, aliviando o mal-estar das manifestações anteriores. Por tudo isso, condenamos e repudiamos com asco qualquer tipo de regime que amordaça a liberdade de expressão. 

Um comentário:

  1. Parabéns ao Jornalista assuense, João Batista Machado, pelas sábias palavras sobre o episódio contra a blogueira cubana. É lamentável, pois sabemos que se trata de manifestações manipuladas e tendenciosas. É claro que se deve respeitar o direito de qualquer cidadão de se expressar, mas NÃO ferindo as convicções de uma cidadã de Cuba, que tanto luta e sonha pela independência do seu povo e, sobretudo, pela liberdade de expressão. Força, Yoani Sánchez, não deixe que nada possa calar a tua voz!
    Maria Willima Barbosa

    ResponderExcluir