terça-feira, 13 de novembro de 2012

CULTURA

Desafios da Cultura

Por Maria Augusta Ribeiro
mi 2154251925295635 Desafios da Cultura
Num país onde a educação e a cultura não são prioridades nem nos discursos políticos, a polêmica cultural permanece entre os desafios que deverão ser enfrentados pela Ministra da Cultura Martha Suplicy, e por uma nação que continua carente de cultura e educação.
E os cinco desafios mais relevantes para serem solucionados pelo atual ministério são:
- A reforma da lei Rouanet – rebatizada de Pró-cultura, visa incentivar a produção cultural, forçando os patrocinadores a tirar mais dinheiro do próprio bolso em razão da renúncia fiscal que recebem, e isso pode provocar um efeito contrário e muitos deixarem de participar.
- Melhoria no relacionamento com o governo – e assim conseguir que projetos sejam aprovados e a garantia de aumento de orçamento para a cultura, que hoje é de apenas 2.9 bilhões de reais.
- Que sejam retomados os trabalhos iniciais da Fundação Biblioteca Nacional, que é a conservação do acervo de nossos livros e impressos.
- Aprovação do vale-cultura – benefício de 50 reais ao trabalhador que ganha até 5 salários mínimos, e que muitos afirmam que o projeto incentiva a diversão baseada no preceito “pão e circo”.
cultura popular do brasil 3 300x279 Desafios da Cultura- Reforma da lei de direito autoral – ainda existem muitos pontos polêmicos, e a sociedade e o setor cultural defendem a reabertura das discussões acerca do tema.
Com tantos desafios culturais seria mais prudente que nossos ministros fossem profissionais atuantes das pastas que ocupam, e no caso da ministra da cultura, que é psicóloga, seus atributos seriam melhor aproveitados em áreas como saúde ou ações sociais, mas que ainda assim merece o nosso respeito e atenção para acompanhar as mudanças. Fique atento!

Fonte: Belicosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário