quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

LITERATURA:

Dica de livro *

           Muito deleitosa a leitura da obra “Com a Boca no Trombone” (CJA Edições, 2014), do cantor Fernando Luiz. O livro contêm cerca de 60 crônicas e artigos escritos nos últimos dez anos em jornais e sites do Estado. A grande maioria dos textos, denuncia a falta de atenção dos órgãos públicos para com os artistas da terra, de um modo geral, e não apenas os da sua área de atuação.
A obra nos traz um registro interessante de várias épocas e das várias fases que a nossa cultura musical enfrentou, com seus  momentos mais baixos do que altos.  O livro também se torna interessante para o público de maneira geral, porque Fernando Luiz,  presenciou in loco fatos importantes da nossa música popular, como o surgimento de Carlos Alexandre, de Giliard, mas vai além disso, relata  encontros e conversar com Núbia Lafayete, Trio Irakitan e até a produção do único disco de Glorinha Oliveira feita por ele próprio.
O autor faz também um balanço, do início da sua carreira,  quando se apresentou no Cassino do Chacrinha, inclusive sendo o vencedor do  “ Calouro Exportação “ da Buzina do Chacrinha, até a sua fase áurea com o estouro de Garotinha, seu maior sucesso.
Em algumas crônicas, Fernando Luiz faz duras criticas aos artistas que não fazem nada por Natal e recebem o titulo de cidadão natalense. Em outras, reclama a falta de atenção a artistas locais, o descompromisso e desleixo com artistas como Glorinha Oliveira, e Trio Irakitan, dentre outros.
Mas, nem só de duras criticas se constitui o livro; outros assuntos e temas interessantes sobre a cultura e o mundo musical são abordados. Fernando Luiz reúne e expõe todo o seu conhecimento do universo musical para conversar sobre Caetano Veloso, Roberto Carlos, Waldick Soriano, Falcão e até Stevie Wonder. Além de relatar situações e propostas sobre leis de incentivo e apoio à cultura.
Fernando Luiz em sua vida , e nos textos, tem sido um verdadeiro militante, um dos maiores divulgadores e batalhadores da cultura musical do Estado.
Um livro interessante e para todos os públicos.
*Thiago Gonzaga é especialista em literatura e cultura potiguar pela UFRN
Postado por 101 Livros do RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário