sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

REMINISCÊNCIAS:

PADARIA SANTA CRUZ - ASSU
A Padaria Santa Cruz, de propriedade dos irmãos Solon e Afonso Wanderley, teve uma bela página de serviços prestados à comunidade, não só pela fidalguia de trato dos seus proprietários, como também pelo valor das saborosas massas que eram apreciadas pela população do Assu, durante décadas.

O movimento financeiro da Padaria estava entregue ao simpático e popular Afonso e, as relações públicas, ao inteligente e dinâmico Solon. Eles não poderiam negar as origens nem o lema dos ancestrais: "Seja sempre um fiel Wanderley".

Na Padaria Santa Cruz os amigos encontravam sistematicamente, o ambiente próprio, fraternal e acolhedor, para os bate-papos sociais e políticos. 

Certa vez, entrou ali o grande poeta do povo - Manoel de Bobagem. Pediu a Afonso um pão. Afonso, que estava de mau humor, negou. Imediatamente o poeta glosou:

"Encontrei na Santa Cruz
A maior ingratidão".

A sofrer eu me dispus
Até a pedir esmola
Mas o que não me consola
Encontrei na Santa Cruz.
Me lembrando de Jesus
Caminho com meu bastão,
Afonso negou-me um pão
Para matar minha fome,
Bancou quem tem bom nome,
A maior ingratidão. 

Fonte: Lembranças e Tradições do Assu - Maria Eugênia - FJA - 1978.

Nenhum comentário:

Postar um comentário