Willington Germano é condecorado como Professor Emérito pela UFRN
O ato foi marcado por forte emoção de quem o saudava e do homenageado. Ao reconhecer, em público, o valor e a contribuição do professor José Willington Germano para a principal universidade do Rio Grande do Norte, a reitora Ângela Paiva Cruz classificou a homenagem como “um ato de justiça”, e justificou o merecimento a partir de consistente contribuição do professor “por meio de seu trabalho e da força de sua inteligência para o engrandecimento da Instituição”.
Com essa homenagem, proferiu a reitora, “se faz justiça a alguém que tem o compromisso de um homem para com os seus semelhantes. A sua visão solidária, o seu irrestrito compromisso com a democracia, o seu carinho pela questão cultural, dão a exata medida do seu esforço de valorização de uma educação capaz de não apenas formar, mas de libertar o homem”, completou Ângela Paiva.
Coube à ex-aluna e agora colega professora do mesmo departamento, o de Ciências Sociais, Maria da Conceição Almeida Xavier, apresentar o professor Willington Germano como alguém singular entre os pares por ter a gratidão dos ex-alunos pelas lições aprendidas, o carinho, respeito e admiração dos docentes e dirigentes da Instituição. Com frases entrecortadas pelo choro, Conceição Almeida lembrou o fascínio do professor Willington com os métodos da educação popular do brasileiro Paulo Freire e a luta contumaz do 58º professor emérito da UFRN “contra a violência da ignorância”.
O mérito de Willington Germano
José Willington Germano ingressou na UFRN em 1978 e, atualmente, é um dos mais antigos no exercício da docência. Mestre em Sociologia e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN, além de coordenar o Grupo de Pesquisa Cultura, Política e Educação.
Exerceu, em nível nacional, a vice-presidência do Fórum Nacional de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras e, no âmbito do Rio Grande do Norte, contribuiu para o Movimento de Educação de Base (MEB) e para a Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte.
De acordo com o regimento, a UFRN concede o título de Professor Emérito ao docente com atuação distinta no ensino, pesquisa e/ou extensão, conforme aprovação pelo Conselho Universitário (CONSUNI).
Fonte: AgeCom - UFRN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário