sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

SÉTIMA ARTE

Das aventuras de Lampião pelo Nordeste talvez seja esta a única, contada na grande tela, em que o "Rei do Cangaço" não terá sucesso. Será que obterá sucesso junto ao público? Afinal, Lampião foi um herói ou bandido? O tema é polêmico. 
Vejam matéria de Carlos Santos:


ATAQUE DE LAMPIÃO A MOSSORÓ VAI VIRAR FILME E MINISSÉRIE

Ângelo e Manoel formalizam Projeto

Em reunião do Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará (GECC) – Cariri Cangaço nesta última terça-feira (5), em Fortaleza, ficou oficialmente formalizada a parceria entre as duas instituições com a Icapuí Filmes e Laser Vídeo, produtoras do Longa Metragem “Assalto a Mossoró” e da Minissérie “Cangaço - A História Verdade”.
Na oportunidade, o diretor da Icapuí Filmes e da FGFTv, Jonasluis da Silva, de Icapuí e o Conselheiro do Cariri Cangaço, também titular da Laser Vídeo, Aderbal Nogueira, receberam das mãos do presidente do GECC, Ângelo Osmiro e do Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, o documento que sela a parceria e a participação no ousado projeto cinematografico.
Segundo Jonasluis da Silva, “a justificativa para a produção cinematográfica desse episódio de Lampião, é de que em toda a sua história complexa e específica por si mesma, nada há igual. Para os historiadores essa epopeia não foi um ataque qualquer a um arruado, vila ou povoação. Nem mesmo a uma cidade pequena. Foi um ataque a uma cidade de grande porte para os padrões da época, a segunda maior do Rio Grande do Norte”.
Já Aderbal Nogueira completa: “Será um grande desafio mas estamos falando de um épico e que ficará para a posteridade”.
Manoel Severo ressalta:
- A competência e o talento de toda a equipe envolvida, desde a pesquisa até a produção e edição do Projeto nos dão a certeza de um marco do cinema nacional.
Ângelo Osmiro confirma o total apoio do GECC e Cariri Cangaço ao projeto:
- Para nós pesquisadores é um grande desafio, ao qual nos entregamos de corpo e alma; podem contar com o GECC e Cariri Cangaço.

Coluna do Herzog - Carlos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário