quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

CENÁRIO HUMANO

EDERLINDA – A MÃE DE JESUS
 
 
* Ivan Pinheiro
“Dizem que a mulher é sexo frágil, mas que mentira absurda...” O cantor e poeta Erasmo Carlos tem razão: as mulheres são fortes, corajosas, determinadas... O que dizer então da mãe de JESUS que completa, nesta sexta feira (08), 82 anos de idade? Refiro-me a senhora EDERLINDA COSME PEREIRA, filha de Antônio Cosme Júnior e Joana Siqueira Cosme, nascida no sítio Cajazeiras, então Sacramento, atual Ipanguaçu/RN, no dia 08 de fevereiro de 1931.

Ederlinda, ainda adolescente, veio residir em Assu para estudar como interna do Colégio Nossa Senhora das Vitórias (atual ENSV) – Assu, época em que aquele estabelecimento de ensino possuía uma grade curricular voltada para a formação católica, com habilidades domesticas e culturais. Ederlinda estudou bordado, corte e costura, pintura clássica, iniciação musical, aprendeu a arte de cozinhar... E, claro, alicerçou sua fé baseada nos preceitos cristãs da religião católica apostólica romana. 

Possuidora de um padrão de beleza exteriorizado a partir do próprio nome, EderLINDA. Moça de preceitos éticos ilibados e bem conceituada na sociedade assuense, chamava a atenção da rapaziada. Foi no burburinho da Praça da Matriz do Assu que conheceu Francisco Pereira de Araújo – cujo matrimônio (foto) deu-se em 18 de dezembro de 1954.
O amor conjugal e a fé inabalada de Ederlinda deram a certeza de que daquela união nasceria uma quantidade de filhos que lhes proporcionariam prestar uma homenagem ao grande protetor Jesus Cristo. Com as bênçãos Dele veio à prole ‘Cosme Pereira’: O primogênito Jair e, na sequência, quase “escadinha”, Elcia, Sidney, Uênia e Silvana (JESUS). O primeiro nome estava composto. Passados alguns anos veio o caçula com nascimento no dia de São José (19/03). A sua fé, mais uma vez, prenunciou a necessidade de reverenciar o santo do dia. Sua aguçada verve poética não afrontou dificuldades e escolheu o nome de José Cristiano Cosme Pereira (José/JC) – homenageando assim, no último filho da prole, o Pai e o Filho do nosso Criador. 

Por muitos anos seu esposo Chico Pereira, como era conhecido, foi tabelião do 1º Cartório de Assu. O casal morou inicialmente na Rua Monsenhor Júlio Alves Bezerra, coincidentemente, na casa onde residiu, hoje está edificado um templo religioso. Depois, com a família já formada, se mudou para uma casa na Praça Getúlio Vargas – “porta com porta” com a Matriz de São João Batista. Na busca de uma melhor qualidade de vida, no ano de 1978, o casal veio morar em Natal na Rua Eráclito Villar, 833 – Bairro Vermelho, de onde, Ederlinda, não arredou mais o pé.

Mas, no mundo terreno, nem tudo são flores. O desgaste do cotidiano fez o casal se desentender e optar pela separação amigável. Mágoas?... Jamais. O coração de Ederlinda não possui espaço para esse sentimento. Em seu leito só habita a fé, lealdade, franqueza e esperança alicerçada na vontade de vencer a vida para assistir, de pé, a vitória de seus descendentes.

Ederlinda nunca se intimidou com o futuro. Vai à luta, faz valer sua feminilidade e briga feito uma leoa pelos seus filhos. Mulher de fibra, sempre encarou a vida de frente. Quando todos pensavam que seus oitenta anos iam pesar-lhe, matriculou-se na Universidade da 3ª Idade – UNATI, no curso de criatividades e artes. Seus trabalhos (artes plásticas) já foram mostrados, coletivamente, em exposições montadas em diversos espaços culturais, entre estes: Assembleia Legislativa e Centro de Convenções, ambas em Natal.  

A octogenária Ederlinda tem a felicidade de contar com o carinho e dedicação de toda ascendência. Sempre que possível reúne JESUS, José e seus irmãos Maria Cosme de Souza, Inalda Cosme, Noêmia Cosme (Jaci) e Francisco Cosme (Chico Lamparina). Nestes encontros prevalecem a união e a confraternização familiar. Ederlinda tem ainda o afeto de sua irmã adotiva Lozinha (viúva de João André) que reside em Assu.

Esta mulher simples costuma ser severa consigo mesma. Fica triste quando alguém está triste. Costuma sorrir com delicadeza quando percebe que aquela tristeza é fruto de uma tempestade em copo d’água... Dificilmente se ofega, suspira; não levanta a voz, fala; não concorda com tudo, escuta e se preocupa quando as coisas não estão dando certo; sugere caminhos para melhorar; coloca-se a postos para ouvir e tentar solucionar as tribulações... Só sossega quando tem a certeza de que “tudo está no seu lugar, graças a Deus”.

Esta é a Ederlinda que chega aos 82 anos fortalecidos, a cada dia, pela fé inabalável. Então, o que dizer da mãe de JESUS...? Que o Criador possa iluminar seus passos rumo ao seu centenário. Parabéns!

  * Historiador
O TEMPO VOA...
Ederlinda passeando na Praça Getúlio Vargas

Ederlinda (sentada a direita) com colegas no Coreto
 
Ederlinda (2ª) ladeada por amigas na Praça Getúlio Vargas - Assu

Chico Pereira, Ederlinda e colegas no coreto da Praça Getúlio Vargas - Assu

Ederlinda (escorada no poste) e amigas
Praça Getúlio Vargas - Assu

Chico Pereira e Ederlinda em festa/baile
Local: Liga Operária Assuense

 
Jair (primogênito), Uênia e Ederlinda
na festa da formatura de Suzane
 
Ederlinda e sua filha Uênia
 
 PARABÉNS!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário