terça-feira, 3 de maio de 2016

EDUCAÇÃO:


Dentro da proposta de inovar e implementar uma proposta pedagógica de incentivo à pesquisa a Escola Estadual Juscelino Kubitschek realizou na noite desta segunda feira, dia 02 de maio a aula inaugural do Projeto Clube de Ciências.

O projeto se insere na perspectiva do PROEMI – Programa de Ensino Médio Inovador e se pauta pela inserção dos estudantes em uma perspectiva de investigação científica.

Coordenado pela professor Udisoneide Castro a aula inaugural contou com um momento de abertura realizado pela coordenadora pedagógica da escola, professora Cássia Melo que enalteceu a realização do projeto e discorreu sobre a importância da iniciativa para a melhoria da qualidade de ensino praticada naquele unidade educacional.

Na sequência, a professora Udisoneide Castro fez uma breve fala destacando a importância do fazer científico no ensino médio e conclamou a que toda a escola estivesse envolvida como forma de possibilitar que a construção de conhecimentos vá além das aulas teóricas praticadas no espaço da sala de aula.

O professor Mestre Francisco Costa, coordenador da Feira de Ciências no âmbito da 11ª Diretoria Regional de Educação e Cultura – DIREC fez uma palestra abordando o tema A Iniciação Científica no Ensino Médio.

O expositor abriu sua fala destacando a importância que a EEJK teve na sua formação acadêmica e teceu agradecimentos aos professores da unidade. Em seguida traçou um percurso histórico da ciência enquanto meio de descobrir e transformar realidades sociais.

O palestrante enalteceu o trabalho de investigação científica na escola que a cada ano consegue colocar seus projetos em diversas feiras de ciências não apenas em nível regional em nível nacional e até internacional.

Para concluir sua fala, o coordenador da Feira de Ciências da 11ª DIREC conclamou a que todos os estudantes da escola sejam protagonistas de suas próprias histórias através da investigação científica.

Para finalizar a aula inaugural, os estudantes Paulo Figueiredo e Igor fizeram um relato de experiências acumuladas durante as suas participações nas diversas feiras de ciências que já tiveram a oportunidade de participar.

O Clube de Ciências da Escola Estadual Juscelino Kubitschek funcionará todas as segundas feiras , no turno vespertino e tem por propósito o estímulo ao fazer científico de todos aqueles que se voltem à iniciação científica como meio de construção de conhecimentos.
--
Francisco José Costa dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário