domingo, 22 de novembro de 2015

REMINISCÊNCIAS:

ESCARRADEIRA OU CUSPIDEIRA
 
Escarradeira ou Cuspideira - Era um recipiente de vidro, barro, ferro esmaltado, cobre, bronze ou de porcelana, para se escarrar (eliminação da secreção das vias respiratórias inflamadas) ou cuspir (eliminação da secreção das glândulas salivares).

A etiqueta social da época aconselhava o uso da escarradeira portátil com tampa, que era colocada sobre o birô e a de tamanho maior que ficava no chão, no canto da parede, para ninguém chutá-la. Elas eram lavadas diariamente. Nas residências pobres, a escarradeira era improvisada com uma lata de doce (goiabada) ou uma pequena caixa de madeira, cheia de areia. 

Naquela época, o hábito de mascar fumo de rolo (fumo de corda) era generalizado, o que estimulava a produção de saliva e as pessoas cuspiam em abundância, e com muita frequência, uma espécie de golda escura. Quando as pessoas estavam gripadas, os escarros amarelados (catarros) dava nojo se ver. As escarradeiras de porcelana, de fabricação européia ou chinesa, eram muito bonitas, de formas diversas e artisticamente pintadas, geralmente, com motivos florais e de cores variadas. Como este utensílio caiu em desuso, hoje estas peças são raras, especialmente, as de porcelanas importadas. 

No Museu do Sertão da fazenda Rancho Verde, em Mossoró/RN, pode ser vista uma bela e diversificada coleção destas peças. 
Fonte e foto: Benedito Vasconcelos - Proprietário do Museu do Sertão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário