domingo, 22 de novembro de 2015

REMINISCÊNCIAS:

PENICO OU URINOL
Penico ou Urinol - É um utensílio doméstico que caiu em desuso, mas foi muito usado até há pouco tempo.
Dependendo da condição social do dono da casa, o penico podia ser de barro, ágata, alumínio, vidro, louça (porcelana) e mais modernamente de plástico. 
O Museu do Sertão (em Mossoró) possui uma coleção deste utensílio, inclusive os raros e caros exemplares de penico de porcelana inglesa e chinesa. 
Fazia parte da etiqueta social do passado, usar este recipiente principalmente, para urinar durante a noite, no quarto de dormir. 
As pessoas doentes, idosos ou com desarranjo intestinal também utilizavam o penico para defecarem. O penico era colocado à noitinha debaixo do banco de defecar, no quarto de dormir e na manhã seguinte, recolhido pela peniqueira (empregada doméstica) e as fezes e urina despejadas na latrina (aparelho sanitário). É que antigamente, as casas residenciais só tinham um banheiro, localizado no final da casa, próximo ao quintal. O penico de louça (porcelana) tinha tampa, o que diminuía o cheiro desagradável das fezes e urina emanado do seu interior. 
Existia um banco de madeira, com tampo vazado em forma de boca de aparelho sanitário (assento), para os adultos defecarem e urinarem, pois o urinol era colocado embaixo deste móvel, para receber as fezes e urinas. Este tipo de banco é o mesmo "Banco de Parir", que as parteiras usavam para fazer partos nos domicílios das parturientes. 
Pela manhã, após o despejo dos dejetos, o penico era lavado e guardado no criado-mudo, que era um pequeno móvel que ficava ao lado da cama que servia de mesinha e para guardar durante o dia, o penico. 
Atualmente, o penico é usado apenas por crianças nos primeiros anos de vida, que ainda não conseguem usar o aparelho sanitário. 
Fonte e fotos: Benedito Vasconcelos - Proprietário do Museu do Sertão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário