quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

LUTO:

EDGARD BORGES MONTENEGRO
*22/06/1920 +17/12/2014 
 
Faleceu, na Casa de Saúde São Lucas - Natal, o líder político do Vale do Assu, Doutor Edgard Montenegro.

EDGARD BORGES MONTENEGRO nasceu em Assu no dia 22 de junho de 1920, sendo o 3º de uma prole de 10 filhos do casal Manoel de Melo Montenegro e dona Cândida Borges Montenegro.

Casou em 1946 com Maria Macedo Montenegro (in-memorian) de cujo matrimônio nasceram 07 filhos: Edgard Borges Montenegro Júnior, Edmar Macedo Montenegro, Paulo Roberto Macedo Montenegro, Rizza Maria Macedo Montenegro, Rejane Maria Montenegro Nunes Fernandes e Dália Maria Macedo Montenegro.

Foi da primeira turma mista do Colégio “Nossa Senhora das Vitórias” - Assu. Diplomou-se Engenheiro Agrônomo na Escola Superior de Agronomia de Lavras - MG.

Regressando a sua terra natal entrou na vida pública como o sexto Prefeito constitucional do município. Administrou o Assu de 1948 a 1953.

Além de Prefeito, foi Deputado Estadual por 05 legislaturas: 1955/58 (suplente); 1959/62; 1963/66; 1967/70 e 1971/74 (suplente), tendo assumido nas gestões em que ficou nas suplências.

Encerrou sua vida pública como vice-prefeito do município de Ipanguaçu, eleito por duas legislaturas seguidas, tendo como companheiro de chapa José de Deus Barbosa Filho.

Esteve a frente das seguintes instituições: CODEVA; COFAN; DNOCS; COAPERVAL; Federação da Agricultura do Rio Grande do Norte e foi conselheiro Estadual do SEBRAE. Através desses órgãos muito pôde contribuir para o desenvolvimento sócio econômico do Rio Grande do Norte.

Homem de inegável postura de idoneidade, integridade e respeito. Orador de primeira grandeza, sábio articulador.

Doutor Edgard, foi um cidadão de experiência apurada. Sempre dispôs da amizade, respeito, admiração e incontestável apoio das grandes lideranças da Região e do Estado.

O “Comandante Edgard” – como também era conhecido, foi grande porque se fez entender pelos pequenos, partilhando com o povo suas alegrias.

Como líder semeou esperanças, realizou sonhos quase impossíveis, enfrentou dificuldades e galgou muitas vitórias... Cidadão de habilidades extraordinárias. Esteve sempre nas trincheiras de lutas ao lado do “seu” imortal povo varzeano.

Desse espaço apresento votos de pesar à todos os seus familiares.

Um comentário:

  1. Ao retornar de uma viagem iniciada dia 11, somente agora tomei conhecimento do infausto acontecimento. Estive com Edgard pela última vez em 1999 em uma festa de entrega de títulos de comendador em que ambos fomos agraciados. Grande perda para o cidade e o estado.

    ResponderExcluir