terça-feira, 16 de dezembro de 2014

FIQUE POR DENTRO:

CABRAL, UM ILUSTRE DESCONHECIDO
Filho de uma família nobre e rica, pedro Álvares Gouveia nasceu em Belmont, centro de Portugal, em 1468. Como era o segundo filho, só depois da morte do irmão mais velho é que ele pôde usar o sobrenome paterno, Cabral. É provável que ele tenha sido escolhido para comandar a expedição de 1500 por ser casado com D. Isabel de Castro, neta de reis e muito rica. Quando voltou a Portugal, depois de 500 dias, Cabral foi recebido com frieza. Considerado azarento, por ter perdido quase 1.000 homens e seis embarcações, ele se retirou para Santarém, onde morreu por volta de 1520.
Monumento a Pedro Álvares Cabral
Parque do Ibirapuera – Vila Mariana São Paulo – SP
MONUMENTO:

Tendo em seu corpo uma escultura em bronze como homenagem ao descobridor do Brasil, o Monumento a Pedro Álvares Cabral foi projetado pelo arquiteto Agostinho Vidal da Rocha e a escultura em si construída pelo artista Luiz Morrone. 
Localizado no Parque do Ibirapuera, mais precisamente em frente a Assembleia Lesgislativa, o Monumento a Pedro Álvares Cabral foi inaugurado no dia dez de junho de 1988, representando o início das comemorações dos 500 Dias de Descobrimento do Brasil.

Monumento a Pedro Álvares Cabral possui cerca de 5 metros de altura em bronze e seu pedestal em mármore mede 2 m x 1,80 m x 1,84 metros.
Fonte: História do Brasil - Do Descobrimento à abertura democrática; www.infobresil.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário