segunda-feira, 14 de outubro de 2013

15 DE OUTUBRO

DIA DO PROFESSOR 

HISTÓRIA

1827 – Implantada a primeira cadeira de latim em Assu pelo professor Francisco Emiliano Pereira. As mais antigas cadeiras de latim foram pela ordem: 1ª Natal (1731), 2ª Assu (1827), 3ª Caicó (1832). 


1829/43 – O Professor José Felix de Espírito Santo implanta a primeira cadeira primária. Passando a ser a primeira escola e o primeiro professor primário da história do Assu. 

1834/43 – A professora Maria Joaquina Ezequiel da Trindade mantém uma escola primária, sendo a primeira professora primária da história do Assu. 

1843/66 – O Padre e professor Francisco Theodósio de Seixas Bailon mantém uma cadeira de latim em Assu. 

1855/66 – A Professora Francisca Germina das Chagas Cavalcante, mantém, neste período, uma Cadeira Primária em Assu.

* Diversas outras escolas primarias surgiram no Assu até a implantação do Grupo Escolar do Assu. Depois, recebeu o nome de um dos professores idealizadores da ideia, José Correia.

1911 - No Grupo Escolar Tenente Coronel José Correia - primeiro estabelecimento de ensino do Assu e do interior do Estado - se destacaram abnegados mestres. Dentre estes a professora Carolina Wanderley que anos após veio a pertencer a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras.
Carolina Wanderley
1958/63 – A professora Maria Olímpia Neves de Oliveira assume uma vaga na Câmara Municipal do Assu. A mesma professora e vereadora foi eleita a primeira mulher Prefeita do Assu tendo assumido de 31 de março de 1963 a 31 de janeiro de 1969. 
Maria Olímpia - Maroquinha
1969 - O hino do Assu (letra e música) tem como autora a professora Maria Carolina Wanderley - Sinhazinha Wanderley. 
Sinhazinha Wanderley
* Das 06 vereadoras eleitas do Assu (até hoje) 03 delas eram professoras: Maria Olímpia Neves de Oliveira  - Maroquinha, Maria da Glória Ferreira Pessoa - Dona Glorinha e Mariza Cardoso Pinto.
Maria da Glória Ferreira Pessoa
Mariza Cardoso Pinto

* O primeiro divórcio da Comarca do Assu e do Rio Grande do Norte foi requerido pela professora Maria Willima Barbosa (1977 e homologado em 1978).

* Centenas de professores (as) se destacaram em Assu, sobretudo na poesia, na literatura e no jornalismo.


PARABÉNS A TODOS OS PROFESSORES E PROFESSORAS DO ASSU  E REGIÃO.

Fonte: Assu Gente Natureza e História - Celso da Silveira;
          Assu da Minha Meninice - Francisco Amorim.
          Assu dos Janduís ao Sesquicentenário - Ivan Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário