terça-feira, 13 de agosto de 2013

CRENÇA POPULAR

A REZADEIRA NORDESTINA
Vejamos parte do depoimento de uma rezadeira popular coletado por mim em janeiro de 1994.
Nome: Francisca Jorge da Silva.
Nascimento: 06 de setembro de 1918 (Pedrinhas, distrito de Assu/RN*).
Estado Cicil: Casada (esposo João Evangelista Saraiva).
Religião: Católica praticante e mãe de 12 filhos.
- Tem fé em Padre Cícero e Frei Damião? 
- Muita sim senhor.
- A senhora sabe ler? 
- Não, senhor.
- Aprendeu rezar como? Com quem? 
- Minha avó era curadeira e rezadeira e minha mãe me ensinou também.
- Qual o animal que a senhora não cura?
- Porco e burro mulo, pois são amaldiçoados.
- pra rezar uma vaca, a senhora vai até o curral?
- Não é preciso, é só apontar a direção do currá, que o animal se alevanta.
- Mesmo tendo um rio atravessando o curral?
- Pode ter tudo e de minha casa curo qualquer bicho. Reza de cristão é uma e de bicho é outra. Eu rezo pra objeto perdido aparecer e aparece.
- Recebe pagamento? 
- Não se cobra pelo dom de Deus. As vezes alguém dá um presentinho de coração. Uma vez um homem perdeu um revólver e quando apareceu me deu um vestido. Sendo de coração eu recebo.
- a senhora acredita em corpo fechado?
- Dizem, o povo fala nisso, a pessoa fecha o corpo com a força do credo. 
- E as macumbas?
- Eu não gosto não senhor. Eu gosto de rezar o sonho de Nossa Senhora, de fazer o bem  e ir a missa.
* Acredito que seja Ipanguaçu.
Fonte: Profetas do Nordeste - Gutemberg Costa - 10/94.

Nenhum comentário:

Postar um comentário