terça-feira, 2 de julho de 2013

HISTÓRIA

DESCOBRIMENTO DO BRASIL?

No dia 27 de junho de 1499 o navegador espanhol Alonso de Ojeda esteve no delta do rio Assú, acompanhado pelos pilotos de navegação Américo Vespúcio e Juan de La Cosa: “em fins de junho, na latitude de 5º ao sul do Equinocial; a qual terra era baixa, alagada e de várias esteiras e braços de rio”, o que coincide com o delta do rio Assú.

Aqui transcrevo, fielmente, o trecho da segunda Lettera de Américo Vespúcio, narrando sua viagem:

“Os dias eram iguais às noites, porque arribamos em 27 de junho, quando o sol está perto do trópico de Câncer. Esta terra atravessada por rios grandíssimos estava toda alagada, e de começo não vimos gente. Surgimos com nossos navios e arriamos os batéis, nos quais fomos à terra que, como dissemos, era sulcada por grandíssimos rios que a inundavam. Tentamos em muitos pontos desembarcar, mas, apesar das muitas diligências, as copiosas águas fluviais não nos permitiram chegar a lugar que não estivesse encharcado; mas por esses rios adiante vimos muitos sinais de ser a região habitada. Visto como não podemos entrar nela, acordamos de tornar aos navios e aborda-la noutro ponto; levantamos as âncoras e velejamos entre o levante e o sueste pela costa adiante, que assim corria, e por espaço de 40 léguas tentamos muitas vezes desembarcar, mas foi tempo perdido”. (Cascudo, 1989: 64/65). 

QUEM FORAM ESTES NAVEGADORES?
Alonso de Ojeda (Cuenca, 1466, - Santo Domingo, 1516), foi um navegador espanhol. Almirante da marinha espanhola, participou da busca da rica província aurífera de Cibao em cuja expedição teve de socorrer o alcaide da Fortaleza de Santo Tomáz, do ataque dos indígenas, liderados pelo cacique Caonabó, onde este acabou sendo preso.

Como recompensa recebeu dos reis católicos a concessão de seis léguas de terreno em Maguana. Em pouco tempo partiu para a Espanha, onde, devido à sua estreita relação com o Bispo Fonseca, conseguiu permissão para organizar uma viagem ao Novo Mundo.

Américo Vespúcio foi um navegador italiano, nasceu em Florença, em 9 de março de 1454. Faleceu em Sevilla, Espanha, em 22 de fevereiro de 1512. Foi educado em Pisa e na França, dedicando-se desde cedo à geografia, astronomia e cosmografia.

Quando retornou à Itália, trabalhou na casa bancária da família Medici desde os 17 anos. Em 1489, fora enviado a Sevilla, onde conheceu o sócio da casa dos Médici, Giannoto Berardi, que financiava e armava navios.

Através de Giannoto conheceu Colombo. Em 1499, aos 45 anos de idade, decidiu seguir viagem na expedição de Alonso de Hojeda ao redor da América do Sul. A expedição retornou a Espanha em junho de 1500.
Juan de la Cosa (Santoña, Espanha, 1460 – Turbaco, Colômbia, 1510) foi um navegador, explorador e conquistador espanhol. Em 1499, participou como piloto principal na expedição de Alonso de Ojeda. 

No curso dessa viagem foram exploradas as costas entre a desembocadura do Rio Orinoco e o cabo de la Vela, tendo Juan de la Cosa sido ferido por uma flecha indígena. 

No regresso dessa viagem, confeccionou em 1500, no porto de Santa Maria, a pedido dos Reis Católicos, o seu famoso mapa, no qual reúne e apresenta todas as terras descobertas pelos portugueses e espanhóis até à data, compreendidas as descobertas feitas por Sebastião Caboto. Este mapa encontra-se atualmente no Museu Naval de Madrid. Dele existe uma cópia facsimilada na mapoteca do Ministério das Relações Exteriores, no Rio de Janeiro, uma vez que é o primeiro mapa a representar cartográficamente o litoral do Brasil, num trecho da Costa Norte até à altura da atual Ponta de Mucuripe, no Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário