sexta-feira, 12 de julho de 2013

CIDADES DO RN

Estamos abrindo, neste blog, uma série sobre cidades do Rio Grande do Norte mostrando um pouco da história e suas principais atrações turísticas. Iniciamos por: 

ACARI
O município de Acari, no Seridó Oriental do Rio Grande do Norte possui população de 11.035 habitantes (IBGE, 2012). A Densidade Demográfica é de 18,13 habitantes por quilômetro quadrado. O adjetivo pátrio: 'Acariense'. 
Igreja N.Sra. do Rosário - A mais antiga do Seridó
A cidade de Acari está numa posição privilegiada, abrindo uma paisagem sertaneja, como um cartão postal para quem viaja de Natal em direção ao Sertão do Seridó Norte-rio-grandense. É uma cidade que tem características naturais marcantes, apresentando uma geomorfologia rica em montanhas e rochedos, um patrimônio histórico-cultural expressivo e diferente do que se apresenta na maior parte do Estado. 
Sangria do Açude Marechal Dutra - "Gargalheiras"
Acari tem com a barragem do Açude Gargalheiras a formação de um magnífico espelho d’água, com capacidade para armazenamento de 40 milhões m³ que se constitui na maior base para o desenvolvimento do turismo no Município.
Centro histórico de Acari
Habitado primitivamente pelos índios Cariris, o município de Acari foi fundado, na condição de povoado, pelo sargento-mor Manuel Esteves de Andrade, vindo da Serra do Saco. Manuel Esteves ergueu em 1737 a capela no novo povoado, consagrada à Nossa Senhora da Guia. Em 11 de abril de 1835, foi criado o município de Acari, por resolução do conselho de Governo. Neste mesmo ano, ou seja, na época do império, já dizia o “Código de Postura da Intendência Municipal da cidade de Acary” cujo autor é desconhecido, “Em toda a cabeça de casal será obrigado a ter limpado as frentes de suas casas nas povoações, nas quatro festas, principalmente de cada um ano, sob pena de pagar por cada vez que faltar a limpeza, duzentos réis para as despesas da Câmara”. As pessoas eram obrigadas a manter a limpeza na cidade. Assim a legislação no Império e na Velha República previa que todos os habitantes mantivessem suas casas e ruas bem conservadas.
Museu histórico de Acari
Com o tempo, a obrigação tornou-se consciência pois com o título “CIDADE MAIS LIMPA DO BRASIL”, a população tomou orgulho de morar em Acari.
Cidade limpa e ordeira
A população, em sua maioria, se sustenta através de aposentadorias. Mesmo com toda a dificuldade econômica, em 1973, recebeu o título da “CIDADE MAIS LIMPA DO BRASIL" e o lema da época era “Nesta cidade o ‘Sugismundo’ não pode morar” - de autoria do prefeito da época, Sr. José Braz de Albuquerque Galvão Filho. Nesta época foi feita uma reportagem pela emissora Rede Globo de televisão sobre o mais novo título que fora conferido à cidade. 
Já no ano de 1995, a cidade mais uma vez foi elogiada pelo “Jornal do Comércio”, de Pernambuco, chegando a ilustrar um extenso artigo de opinião deste jornal.
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Guia
Localização:

O Município de Acari Limita-se ao Norte: com os Municípios de São Vicente e Currais Novos; Ao Sul: com os Municípios de Jardim do Seridó, Carnaúba dos Dantas e Parelhas; Ao Leste: com o Município de Frei Martinho (Paraíba); Ao Oeste: com os Municípios de Cruzeta e São José do Seridó.

A cidade de Acari localizada no Estado do Rio Grande do Norte, mais precisamente no Seridó Oriental, fica a 210 Km de distância em relação à Capital do Estado, Natal. 

Acari está a 270 metros de altura do nível do mar, tem uma área de 608.571Km² (FONTE ibge), latitude ao sul 06° 26’ 08” e longitude ao Oeste do meridiano de Greenwich 36º 38’ 20”.

A altitude do ponto mais alto á a Serra Bico de Arara, com 654 m. Vias de acesso – Rodovia BR-427 RN / RN 288 e RN 086 e estradas vicinais que ligam a zona urbana à zona rural.

Fotos extraídas dos blogs: Ismael Medeiros / Rodrigo Raniere

Comentário:
  1. Ivan, faltou fotografar a vila dos pescadores. Linda.

Um comentário: