segunda-feira, 8 de abril de 2013

POETA VARZEANO

ALÍPIO TAVARES

O poeta popular e violeiro Alípio Tavares de Souza nasceu a 14 de agosto de 1913, no Sítio Pau do Jucá, à época, parte integrante do município de Santana do Matos e atualmente, pertencente a Ipanguaçu.

Alípio Tavares foi um dos mais brejeiros e espirituosos poetas da Região. Radicou-se em Assu durante muitos anos e tornou-se famoso por sua verve espontânea. Seu livro de ABC foi à literatura de cordel, através da qual enriqueceu seu vocabulário de exímio repentista e cantador. Desde moço fez parelhas com cantadores célebres. Entrou em pelejas não temendo jamais o mote nem o companheiro.

Certo dia foi chamado para cantar com Chico Melquíades em uma fazenda em Ipanguaçu. A festa estava muito animada. Viola em punho, entre martelos e galopes, cantavam os grandes repentistas quando, lá pras tantas, caiu no meio do salão uma lagartixa. Alípio saiu-se com estes versos:

- Valha-me, Nossa Senhora! 
Caiu uma lagartixa,
Senhora dona da casa,
Pegue um pau, mate esta bicha
É carne que não se come,
É couro que não se espicha.

Melquíades, que não lhe ficava atrás em verve e ousadia, acrescentou entre aplausos:

- Caiu uma lagartixa,
Ligeira como uma flecha.
Subiu na perna da moça
À procura de uma brecha...

Já antevendo o desfecho dos versos, o capataz da Fazenda agrediu o cantador com tamborete, acabando assim a cantoria, para desgosto dos entusiasmados presentes.

Outra vez, Alípio Tavares apareceu na casa do saudoso Nelson Montenegro, já sob os efeitos da Pitú, e solicitou à Dona Maria Eugênia uns trocados. Naquele tempo ela lhe deu uma nota de mil, que trazia a figura do navegador português Pedro Álvares Cabral. Alípio, muito satisfeito, agradeceu na hora:

- Foi uma felicidade
Essa comadre gentil.
Quando menos esperava,
Me deu uma nota de mil.
Fez bem Pedro Cabral
Ter descoberto o Brasil.

Alípio Tavares, foi um dos valores culturais que o Assu e Região não se preocupou em valorizar. Coisas de cidades possuidoras de muitas potencialidades. Coisas de quem tem muito e termina com pouco, muitas vezes sem nada.

Em tempo: Alguém tem uma foto do poeta Alípio Tavares? Tenho outras "perolas" que gostaria de publicar ilustradas com a fotografia do vate ipanguaçuense. 

2 comentários:

  1. Ivan, fiquei super feliz com sua publicação, gostaria muito de ler os demais materiais sobre este poeta, que é meu Patrono da Academia Norte-Rio Grandense de Literatura de cordel! Se puder entre em contato via email. sirlialima@hotmail.com Vamos escrever um livro sobre os nossos patronos,e encontrei pouquíssimo assunto sobre Alípio Tavares de Souza! Quero me apropriar mais sobre ele para escrever um cordel sobre ele, tenho certa pressa,o livro será lançado em dezembro! Se puderes contribuir agradeço por demais! De qualquer forma sua publicação já começou a me inspirar! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Ivan, fiquei super feliz com sua publicação, gostaria muito de ler os demais materiais sobre este poeta, que é meu Patrono da Academia Norte-Rio Grandense de Literatura de cordel! Se puder entre em contato via email. sirlialima@hotmail.com Vamos escrever um livro sobre os nossos patronos,e encontrei pouquíssimo assunto sobre Alípio Tavares de Souza! Quero me apropriar mais sobre ele para escrever um cordel sobre ele, tenho certa pressa,o livro será lançado em dezembro! Se puderes contribuir agradeço por demais! De qualquer forma sua publicação já começou a me inspirar! Parabéns!

    ResponderExcluir