terça-feira, 4 de dezembro de 2012

FOLCLORE

Professor da UFRN vence concurso de monografias sobre folclore
Durval Muniz de Albuquerque Júnior
O professor Durval Muniz de Albuquerque Júnior, titular do Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi vencedor da edição 2012 do Concurso de Monografias Sílvio Romero, promovido pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP).

Desde 1959, o concurso tem o objetivo de fomentar, reconhecer e divulgar pesquisas sobre folclore, acompanhando a institucionalização desses estudos nas universidades, principalmente nas áreas de História, Literatura, Antropologia e Etnomusicologia no País.

Foram inscritas 31 monografias na edição de 2012, das quais 22 foram analisadas pela Comissão Especial de Seleção criada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O professor Durval Muniz foi premiado com a pesquisa intitulada “A feira dos mitos: a fabricação do folclore e da cultura nordestinos (Nordeste 1920 - 1950)”. O estudo foi financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) através da Bolsa de Produtividade em Pesquisa.

O estudo tem o objetivo de investigar o momento em que surgiu a ideia de cultura nordestina vinculada a um conjunto de manifestações culturais que antecedem as relações capitalistas de produção e se opõem ao urbano, moderno e industrial. Além disso, a pesquisa aborda o vínculo criado entre cultura nordestina e cultura popular como sendo uma cultura rural, artesanal, folclórica, tradicional.
Fonte: AgeCom - UFRN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário