terça-feira, 10 de março de 2015

ASSU E SUA GENTE:

ADOLFO CARLOS WANDERLEY
- O PRECURSOR DA MUSICALIDADE ASSUENSE - 
Adolfo Carlos Wanderley – Musicista. Tocava quase todos os instrumentos de uma banda de música. Foi o primeiro assuense a possuir um piano. Em 1860 fundou a primeira Banda de Música, da qual era regente. Foi Secretário da Câmara de Vereadores de 1863 a 1866. Adolfo nasceu no dia 15 de agosto de 1844 e faleceu no dia 01 de janeiro de 1917.

**
ALDENITA DE SÁ LEITÃO
 - A POETISA IMORTAL -
A escritora e acadêmica Aldenita de Sá Leitão, assuense de coração, por herança paterna e pelo tempo vivido aqui. Terra de sua inspiração primeira. São seus pais Aldemar de Sá Leitão e Valdenita de Sá Leitão (Ninita), certamente os mais velhos lembram destas personalidades, inclusive Aldemar é patrono de uma rua em nossa cidade.

Aldenita é a autora da letra do Hino Oficial do Sesquicentenário do Município do Assu com música de Francisco Elion Caldas Nobre, instituído no ano de 1995, pelo então prefeito Lourinaldo Francimari da Fonseca Soares. 

Aldenita recebeu o título honorífico de Cidadã Assuense, conferido pela Câmara Municipal do Assu no ano de 1997. Ela é Membro da Academia Feminina de Letras do Rio Grande do Norte e Sócia Benemérita da AJEB do Brasil.

Aldenita de Sá Leitão viveu muitos anos no Assu. Atualmente reside em Natal e representa muito bem a mulher assuense na literatura Potiguar. 

**
ANTÔNIO FELIX DA SILVA
- O MÚSICO SACRISTÃO -
No dia 23 de março de 1889 nasceu em Assu Antônio Felix da Silva. Aos 15 anos entrou para a Banda de Música da prefeitura, onde tocava saxofone. Era famosa a sua cantata do Tantum Ergo nas novenas de São João e do mês de maio.

Foi sacristão desde 1913, atividade que exerceu até sua morte. Fora nomeado pelo padre Luiz Adolfo, vigário da freguesia. 

Na administração do Intendente Municipal Ezequiel Epaminondas da Fonseca, foi acendedor de lampiões durante cinco anos. 

Tocava órgão na Matriz, e foi famoso sineiro no toque de dobrados. Sineiro na morte de Pio XII. Faleceu no dia 01 de março de 1966. Em Assu existe, no bairro Centro, a Rua Antônio Felix da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário