SUCESSO ESTAMPADO
Agora, Frederico Fonseca, 29
anos, pode respirar aliviado. Está com as contas no azul e sua empresa, a
Contato Gráfica e Camisetas, em menos de um ano, teve um salto de produção de
400%. “Antes era muito trabalho e pouco dinheiro. Hoje, estamos conseguindo ter
lucro e ainda investir no negócio”, ressalta.
A mudança no ramo da
empresa, que por pouco não fechou as portas, tem como responsável o reencontro
da persistência de Frederico com a perspicácia do SEBRAE. No final do ano
passado, o empresário buscou novamente a entidade, após anos sem abrir espaço
para novas informações. “Trabalhava tanto, que não tinha tempo de procurar o
Sebrae”, explicou.
Em uma consultoria do Sebrae
na Contato, entre outros problemas, foram diagnosticadas falhas na gestão. A
recomendação, então, foi fazer o Empretec, o que, inicialmente, gerou
resistência. “Quando me disseram que eram seis dias na semana, o dia todo, eu
pensei logo que não teria como ir. Como a empresa ia ficar seis dias sem mim?
Mas Ceiça (Maria da Conceição Moreno) me disse uma coisa e era verdade: - você nunca vai pensar tanto na sua empresa
quanto nestes seis dias”, comentou.
Frederico compara o programa
a um espelho, no qual é possível enxergar os próprios defeitos e como eles
podem ser corrigidos. Entre outras coisas, ele assimilou a importância de
traçar metas, de um bom planejamento, do foco no que se quer e da persistência.
“Hoje é tudo organizado, com cronograma de entrega e meta de ampliação”,
destacou.
De mudanças aplicadas no
negócio, ele ainda destaca que não há mais serviços terceirizados. Na pequena
fábrica, instalada em uma antiga casa do bairro de Igapó, há os setores de
criação, corte e costura, modelagem e estamparia. Para isso, comprou maquinário
e contratou novos funcionários, encarando o risco de não dar certo. Mas deu!
O empresário atende hoje um
grande público de eventos – na maioria religiosos – além de fardamentos
profissionais e de universidades. Para dar um plus, ele ainda fabrica canecas
personalizadas, ecobags e bonés, mas sempre vinculados às camisetas que
respondem pela maior demanda da empresa. E a meta é chegar a produção de 5 mil
peças mês até 2016.
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“Quando
me disseram que eram seis dias na semana, o dia todo, eu pensei logo que não
teria como ir. Como a empresa ia ficar seis dias sem mim? Mas Ceiça (Maria da
Conceição Moreno) me disse uma coisa e era verdade: - ‘você nunca vai pensar
tanto na sua empresa quanto nestes seis dias’”.
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HISTÓRIA
Hoje a Contato é considerada
um caso de sucesso para o Sebrae. O empresário, natural de Assu, já foi
convidado para dar duas palestras, mostrando o quanto o Sebrae tem a solução
certa e acessível para cada negócio. No seu depoimento, ele não só recomenda o
Empretec para os empresários como também para aquelas pessoas interessadas em
abrir seu próprio negócio. “Se eu tivesse conhecido o Empretec antes, tenho
certeza que não teria apanhado tanto”.
Ele já esteve em Goianinha e
Santa Cruz, contando sua história como empreendedor, que começou em 2007, ano
em que se mudou para Natal para fazer o curso de web designer e trabalhar. Após
concluir o curso, mesmo desempregado, ele não quis voltar para Assu. “E eu nem
tinha emprego e era um web designer sem computador, o que me fazia desempregado
duas vezes”, brinca.
Com um dinheiro que recebeu
por um serviço antigo, comprou o computador e com o sogro, decidiu abrir um
negócio. O pai de sua namorada entrou com o ponto e ele com o conhecimento. O
investimento inicial foi de R$ 300,00 preço pago pelo computador. Mas a gráfica
não tinha capital para reinvestir e o negócio ficou estagnado por mais de um
ano. Foi aí que se decidiu então abrir outra empresam, que mais tarde, se
fundiria à gráfica, a Stamp Camisetas.
Unidas, as duas
empresas dividiram o foco do empreendedor e o resultado era que “em um mês era
bom na gráfica e no outro era bom com as camisetas” relatou. As dívidas foram
se acumulando e, por muitas vezes, ele pensou em desistir. A empresa só começou
a se reerguer quando ele, em acordo com a esposa e sócia, decidiu deixar a gráfica
de lado e se focar apenas na estamparia de camisetas.
Transcrito do Novo Jornal - Domingo, 02 de novembro de 2014.
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