terça-feira, 4 de novembro de 2014

DESTAQUE ASSUENSE:

SUCESSO ESTAMPADO
Agora, Frederico Fonseca, 29 anos, pode respirar aliviado. Está com as contas no azul e sua empresa, a Contato Gráfica e Camisetas, em menos de um ano, teve um salto de produção de 400%. “Antes era muito trabalho e pouco dinheiro. Hoje, estamos conseguindo ter lucro e ainda investir no negócio”, ressalta.

A mudança no ramo da empresa, que por pouco não fechou as portas, tem como responsável o reencontro da persistência de Frederico com a perspicácia do SEBRAE. No final do ano passado, o empresário buscou novamente a entidade, após anos sem abrir espaço para novas informações. “Trabalhava tanto, que não tinha tempo de procurar o Sebrae”, explicou.

Em uma consultoria do Sebrae na Contato, entre outros problemas, foram diagnosticadas falhas na gestão. A recomendação, então, foi fazer o Empretec, o que, inicialmente, gerou resistência. “Quando me disseram que eram seis dias na semana, o dia todo, eu pensei logo que não teria como ir. Como a empresa ia ficar seis dias sem mim? Mas Ceiça (Maria da Conceição Moreno) me disse uma coisa e era verdade: - você nunca vai pensar tanto na sua empresa quanto nestes seis dias, comentou.

Frederico compara o programa a um espelho, no qual é possível enxergar os próprios defeitos e como eles podem ser corrigidos. Entre outras coisas, ele assimilou a importância de traçar metas, de um bom planejamento, do foco no que se quer e da persistência. “Hoje é tudo organizado, com cronograma de entrega e meta de ampliação”, destacou.

De mudanças aplicadas no negócio, ele ainda destaca que não há mais serviços terceirizados. Na pequena fábrica, instalada em uma antiga casa do bairro de Igapó, há os setores de criação, corte e costura, modelagem e estamparia. Para isso, comprou maquinário e contratou novos funcionários, encarando o risco de não dar certo. Mas deu!

O empresário atende hoje um grande público de eventos – na maioria religiosos – além de fardamentos profissionais e de universidades. Para dar um plus, ele ainda fabrica canecas personalizadas, ecobags e bonés, mas sempre vinculados às camisetas que respondem pela maior demanda da empresa. E a meta é chegar a produção de 5 mil peças mês até 2016.
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“Quando me disseram que eram seis dias na semana, o dia todo, eu pensei logo que não teria como ir. Como a empresa ia ficar seis dias sem mim? Mas Ceiça (Maria da Conceição Moreno) me disse uma coisa e era verdade: - ‘você nunca vai pensar tanto na sua empresa quanto nestes seis dias’”.
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HISTÓRIA

Hoje a Contato é considerada um caso de sucesso para o Sebrae. O empresário, natural de Assu, já foi convidado para dar duas palestras, mostrando o quanto o Sebrae tem a solução certa e acessível para cada negócio. No seu depoimento, ele não só recomenda o Empretec para os empresários como também para aquelas pessoas interessadas em abrir seu próprio negócio. “Se eu tivesse conhecido o Empretec antes, tenho certeza que não teria apanhado tanto”.

Ele já esteve em Goianinha e Santa Cruz, contando sua história como empreendedor, que começou em 2007, ano em que se mudou para Natal para fazer o curso de web designer e trabalhar. Após concluir o curso, mesmo desempregado, ele não quis voltar para Assu. “E eu nem tinha emprego e era um web designer sem computador, o que me fazia desempregado duas vezes”, brinca.

Com um dinheiro que recebeu por um serviço antigo, comprou o computador e com o sogro, decidiu abrir um negócio. O pai de sua namorada entrou com o ponto e ele com o conhecimento. O investimento inicial foi de R$ 300,00 preço pago pelo computador. Mas a gráfica não tinha capital para reinvestir e o negócio ficou estagnado por mais de um ano. Foi aí que se decidiu então abrir outra empresam, que mais tarde, se fundiria à gráfica, a Stamp Camisetas.

Unidas, as duas empresas dividiram o foco do empreendedor e o resultado era que “em um mês era bom na gráfica e no outro era bom com as camisetas” relatou. As dívidas foram se acumulando e, por muitas vezes, ele pensou em desistir. A empresa só começou a se reerguer quando ele, em acordo com a esposa e sócia, decidiu deixar a gráfica de lado e se focar apenas na estamparia de camisetas. 
Transcrito do Novo Jornal - Domingo, 02 de novembro de 2014.

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