quarta-feira, 29 de outubro de 2014

REMINISCÊNCIAS:

CORONEL CHICO MARTINS
O PIONEIRO
O arrojado empresário Coronel Francisco Martins Fernandes - Chico Martins como era conhecido, foi um cidadão capaz de sentir as necessidades da população assuense e buscar as soluções estivessem elas onde estivessem. Empreendedor. Homem de horizontes largos. Destacou-se pelas suas ações no campo cultural, econômico, social e político aonde teve atuação com evidência como vereador, presidente da Câmara, vice-prefeito e suplente de Deputado Estadual, tendo assumido diversas vezes a condição de titular. 

Chico Martins foi comerciante, industrial e empresário. Estabeleceu-se em Assu no ano de 1918. No entanto, desde 1913 visitava a cidade comercializando com cera de carnaúba, algodão, couros e peles para a empresa Tertuliano Fernandes, de Mossoró. 

No dia 21 de dezembro de 1924 instalou a primeira usina elétrica de descaroçamento de algodão da região. Através desta usina, o Coronel instalou no dia 13 de dezembro de 1925 a energia elétrica do Assu, através do motor a carvão vegetal.

Foi pioneiro articulador do cerco do Vale. Por suas mãos foi criada a Caixa Rural, depois Banco Rural e Cooperativo. Seu alto conceito de honestidade levou todo o comércio assuense a recolher aos cofres de sua firma F. Martins Fernandes, o apurado diário ao tempo em que no Assu não havia banco algum, sendo ele, o representante oficial do Banco do Brasil

Homem de visão apurada, ajudou a construir o Educandário Nossa Senhora das Vitórias. Construiu ao lado de sua usina, um prédio (foto acima) para valorização das manifestações culturais, sobremaneira o teatro, a música e o cinema (mudo à época) com a denominação de Cine Teatro do Assu. Este empreendimento foi extremamente benéfico para o desenvolvimento das artes e da cultura da Terra dos Poetas. Visando melhor realce e para proporcionar um ar mais agradável e saudável plantou, em frente aos seus prédios, no ano de 1925, os fícus (recentemente cortados) que por décadas abrigou a feira livre da cidade. 

Na década de quarenta, Chico Martins exportou equipamentos para o cinema (falado), disponibilizando estes serviços para entretenimento dos assuenses. Décadas depois o Cine – verdadeira casa de cultura popular da cidade recebeu o nome de Cine Teatro Dr. Pedro Amorim, uma alusão ao médico e líder político Dr. Pedro Soares de Araújo Amorim falecido, em Natal, no dia 06 de outubro de 1961. 

O Cine Teatro proporcionou momentos de alegrias a todos que viveram o seu tempo. Em seu majestoso palco foram apresentadas peças de teatros com artistas da terra e de renome nacional, também pisaram seu palco para shows grandes nomes da música brasileira. Em sua tela panorâmica foram mostrados filmes de todos os gêneros, para todas as classes e idades. 

Quando fechou suas portas, no início da década de oitenta, o Cine Pedro Amorim deixou muitas saudades para os amantes da sétima arte.

Atualmente, somente o casarão do Cinema mantém sua fachada original, graças a uma ação do então prefeito Ronaldo Soares que desapropriou o prédio (maio de 2001) e ao Governo Federal através da Petrobrás que restaurou suas instalações. O prédio, situado a Rua São João, esta sendo mantido pela Prefeitura Municipal.

Francisco Martins Fernandes nasceu na cidade de Portalegre/RN, no dia 06 de junho de 1888 e faleceu pobre em Natal no dia 11 de outubro de 1969. A Rua onde está edificada a E.E. Juscelino Kubitschek tem como patrono esse portalegrense ilustre que tanto contribuiu com o desenvolvimento da Terra da Poesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário