terça-feira, 22 de outubro de 2013

OUTUBRO NA HISTÓRIA

No dia 18 de outubro de 1879Aconteceu em Assu a Libertação de 04 escravos – No livro de Notas nº 19, do Fórum do Assú, esta registrada a quatro cartas de liberdade dos escravos: Felicidade, Thomaz, José e Maria, de propriedade de Trajano Lopes de Souza e de sua mulher Aldonça Maria da Conceição. No presente caso, eles poderão gozar de sua liberdade, como se de ventre livre tivessem nascido, segundo expressaram seus proprietários ao professor Elias Antonio Ferreira Souto, a quem pediram para passar as cartas.

“Nós abaixo assignados declaramos que de nossa livre vontade e sem constrangimento algum, concedemos a liberdade, sem ônus de qualquer natureza, a nossa escrava Felicidade, parda, de quarenta e oito anos de idade, matriculada no município de Santana do Mattos, sob os número 401 d’ordem da matrícula geral, 5 de ordem da relação e 136 da relação, podendo a dita escrava gozar de sua liberdade de hoje em diante como se de ventre livre tivesse nascido. Em firmeza do que pedimos ao Professor Elias Antônio Ferreira Souto esta por nós passasse, em que ambos assignamos, perante as testemunhas João Antonio de Faria e Alexandre Rodrigues de Mello. Cidade do Assú 18 de outubro de 1879. Trajano Lopes de Souza Aldonça Maria da Conceição residentes no município do Assú/RN”.

O teor das quatro cartas é o mesmo, mudando apenas a especificação do escravo:

“... O nosso escravo Thomaz, pardo, de dezoito annos de idade, filho de nossa escrava Felicidade, cujo escravo foi matriculado no município de Santana do Mattos, sob os números 400 da matricula geral, 4 de ordem da Relação e 136 da Relação apresentada”.

“... O nosso escravo José, pardo, de dezenove annos de idade, filho da nossa escrava Felicidade, matriculado no município de Santana do Mattos, sob os números 399 da matrícula geral, 3 de ordem da Relação e 136 da Relação apresentada”.

“... A nossa escrava Maria, parda, de quinze annos de idade, filha de nossa escrava Felicidade, cuja escrava Maria foi matriculada no município de Santana do Mattos, sob os números 402 da matricula geral, 6 de ordem da Relação e 136 da Relação apresentada”. (Fonte: Livro de Notas do Fórum do Assú).

Nenhum comentário:

Postar um comentário