segunda-feira, 1 de abril de 2013

EDUCAÇÃO E CULTURA

Programação celebra 50 anos do método Paulo Freire em Angicos, RN

Evento acontece dias 2 e 3 de abril no município de Angicos.
Coordenadores do 1º ciclo de cultura receberão título de cidadão angicano.
Parte da programação acontece na Escola Estadual José Rufino (Foto: Fernanda Zauli/G1)
          Parte da programação acontece na Escola Estadual José Rufino (Foto: Fernanda Zauli/G1)
O ano de 2013 marca os 50 anos da experiência de educação de jovens e adultos, desenvolvida pelo educador pernambucano Paulo Freire, patrono da educação brasileira, no município de Angicos, município a 170 quilômetros de Natal. Para marcar a data, a secretaria de Educação do Rio Grande do Norte, em conjunto com a comissão do Projeto Paulo Freire 50 anos, programaram conferências e apresentações culturais nos dias 2 e 3 de abril.

A programação prevê ainda o lançamento da Revista de Informação do Semiárido (RISA) – Edição Especial Angicos 50 depois do trabalho pioneiro de Paulo Freire nas '40 Horas', e a entrega do título de cidadão angicano aos ex-coordenadores dos Círculos de Cultura.
Confira a programação completa:
2 de abril
14h30 - Auditório Central do Campus de Angicos
- Apresentação cultural: cordelista Hailton Mangabeira.
- Abertura Oficial.
- Assinatura da Ordem de Serviço para construção do Memorial Paulo Freire: Museu e Centro de Formação pelo Magnífico Reitor da Ufersa.
- Lançamento do Pacto Paulo Freire pela Educação de Jovens e Adultos pela Secretária de Educação do Estado do RN, Prof.ª Betania Leite Ramalho e instituições parceiras.
16h30 - Conferência com Dr. Marcos José de Castro Guerra (ex-Coordenador de Círculo de Cultura): As 40 horas de Angicos: vítimas da Guerra Fria?
19h - Escola Estadual José Rufino
- Apresentação Cultural: Atração musical regional e apresentação da peça “Paulo Freire” (Alunos de escolas públicas estaduais. Direção do Prof. Cláudio Cavalcante).
- Exibição do filme as “40 Horas de Angicos” e Documentário produzido pelo Núcleo de Referência da História e Memória da EJA (NUHMEJA) da UFRN com entrevistas a ex-alfabetizandos.
- Círculo de Cultura.
3 de abril
Local: Auditório Central do Campus de Angicos
8h às 8h30 - Lançamento da Revista de Informação do Semiárido (Risa) – Edição Especial Angicos 50 depois do trabalho pioneiro de Paulo Freire nas “40 Horas”).
8h30 às 10h20 - Mesa Redonda: As 40 Horas de Angicos, Paulo Freire e sua influência nas práticas de Educação de Adultos no Brasil e em Portugal.
Composição da Mesa: Prof. Dr. Moacir Gadotti (Instituto Paulo Freire/Brasil) e Joaquim Alcoforado (Universidade de Coimbra/Portugal); mediação: Prof.ª Rita Diana de Freitas Gurgel.
10h20 - Intervalo
10h40 às 13h00 - Círculo de Cultura: Relatos das experiências dos ex-Coordenadores dos Círculos de Cultura e ex-Educandos das 40 Horas.
15h - Auditório Central do Campus de Angicos.
Concessão de Título de Cidadão Angicano aos ex-Coordenadores dos Círculos de Cultura e homenagens póstumas pela Câmara Municipal de Angicos.

Fonte: G1-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário